Como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego?

O candidato que quer aumentar as chances de ser aprovado em uma seleção, precisa saber responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego.

Responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego pode ser um baita desafio para milhares de profissionais que procuram uma recolocação no mercado. Afinal, falar sobre os pontos fracos pode ser complicado e, por vezes, constrangedor.

continua depois da publicidade

Por isso, essa matéria selecionou três dicas de ouro sobre como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego. Se você sempre teve essa dificuldade nos processos seletivos que já participou, não deixe de ler até o fim.

Colocando em prática os macetes abaixo, as suas chances de se sair bem podem aumentar bastante. Confira.

Como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego?

Leia também

1. Evite respostas clichês

Em processos seletivos, existem aquelas respostas consideradas clichês que já são bem conhecidas pela maioria dos recrutadores.

continua depois da publicidade

O candidato que for questionado sobre os seus defeitos na hora da entrevista, deve evitar responder algo como: "sou muito perfeccionista com as coisas" ou "sou viciado em trabalho".

Se você for indagado a apontar alguns dos seus defeitos, o mais recomendado é tentar contornar a situação.

Por exemplo, diga frases como: “muitas vezes, acho que gasto um tempo precioso com detalhes” ou “preciso aprimorar um pouco mais a minha produtividade”.

Muitos recrutadores acreditam que mencionar uma qualidade disfarçada de defeito pode demonstrar falta de uma minuciosa autoanálise e sinceridade por parte do profissional. E isso minimiza as chances de ser aprovado para a próxima fase da seleção.

continua depois da publicidade

2. Demonstre uma reação positiva

Saber como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego é fundamental.

Quando o recrutador pede que o candidato fale sobre os seus pontos fracos, na verdade, ele quer ter uma noção sobre até que ponto o profissional consegue identificar problemas e, sobretudo, contorná-los com inteligência.

Afinal, todo ambiente organizacional é composto de pessoas, o que evidencia o trabalho em equipe. A dica aqui é usar a sinceridade na hora de responder ao recrutador, mas sempre demonstrando uma reação positiva em relação à pergunta.

continua depois da publicidade

Não se esqueça de demonstrar humildade em suas respostas, bem como a vontade de superar os seus defeitos. Um macete valioso é dizer algo como: “estou aprimorando os pontos que precisam de ajustes” ou “estou tentando vencer as minhas fraquezas”.

3. Não dê a resposta que o recrutador quer ouvir

Essa dica sobre como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego também é importante. O candidato precisa ter em mente que não existe uma resposta certa para esse tipo de questionamento.

continua depois da publicidade

O mais importante é demonstrar vontade de evoluir como profissional e superar os desafios pessoais. Por isso, procure relacionar os seus defeitos com o cargo disputado naquele momento ou com as funções já exercidas no passado.

Deixe claro que você já conseguiu superar boa parte deles durante a sua trajetória profissional. Ou seja, tornar algo negativo em positivo é sempre uma opção sensata.

Exemplos de respostas

Agora que você sabe como responder a pergunta sobre seus defeitos na entrevista de emprego, conheça alguns exemplos de respostas que podem ser convincentes:

continua depois da publicidade
  1. A organização não é um dos meus pontos fortes, mas consegui encontrar uma maneira de fazer uma boa gestão do tempo, o que aperfeiçoou a minha produtividade;
  2. Às vezes, costumo gastar um tempo considerável em uma tarefa que podia ser delegada. Apesar de ser um fiel cumpridor de prazos, faço questão de me certificar que tudo ficará bem feito;
  3. Confesso que sempre tive dificuldades com cálculos, mas de uns tempos para cá treinei bastante e hoje estou muito melhor;
  4. Quando estava na faculdade, costumava deixar tudo para a última hora, o que nem sempre dava certo. Mesmo gostando de trabalhar sob pressão, aprendi a gerenciar os afazeres diários e o tempo de maneira mais eficiente.
Leia também

Concursos em sua
cidade