2024 será o ano destas 10 profissões, segundo o LinkedIn

Essas profissões mostram que o mercado de trabalho está em constante transformação, e que as demandas por habilidades específicas estão cada vez mais presentes.

O mundo do trabalho está em constante transformação, e as profissões que estarão em alta no futuro dependem de vários fatores, como as demandas do mercado, as inovações tecnológicas, as mudanças sociais e ambientais, entre outros.

continua depois da publicidade

Para saber quais são as carreiras que terão mais destaque em 2024, o LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, realizou um estudo baseado em dados de mais de 800 milhões de usuários.

Os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph analisaram diversas vagas da plataforma de janeiro de 2019 a julho de 2023. Foram considerados cargos para a lista se apresentassem crescimento consistente e significativo até o ano passado.

Cargos idênticos em diferentes níveis foram agrupados, e estágios, voluntariado, temporários, estudantes e cargos dominados por poucas empresas foram excluídos. Confira a lista abaixo.

continua depois da publicidade
Leia também

10 profissões que terão mais demanda e oportunidades em 2024

1. Analista de cibersegurança

Com o aumento dos ataques cibernéticos e das ameaças à segurança digital, os profissionais que podem proteger as redes, os sistemas e os dados das empresas são cada vez mais valorizados.

Um analista de cibersegurança é responsável por monitorar, detectar, prevenir e responder a incidentes de segurança, além de implementar soluções e políticas de segurança.

continua depois da publicidade

2. Analista de dados

Os dados são o novo petróleo, e os profissionais que podem coletar, organizar, analisar e interpretar grandes volumes de dados são essenciais para as empresas que querem tomar decisões baseadas em evidências e gerar insights valiosos.

Assim, a função do analista de dados é extrair, limpar, transformar e visualizar dados, usando ferramentas e técnicas de estatística, matemática, programação e inteligência artificial.

3. Assessor(a) de investimento

Com a queda da taxa de juros e a diversificação das opções de investimento, os profissionais que podem orientar os clientes sobre as melhores formas de aplicar seu dinheiro são muito requisitados.

continua depois da publicidade

Nesse contexto, o assessor de investimento é o profissional que deve analisar o perfil, os objetivos e as necessidades dos clientes, e recomendar os produtos financeiros mais adequados, como ações, fundos, renda fixa, criptomoedas, entre outros.

4. Diretor(a) comercial

Esse profissional é responsável por planejar, executar e avaliar as estratégias de vendas, definir metas e indicadores, gerenciar o orçamento e os recursos, supervisionar e motivar os vendedores, negociar com os clientes e parceiros, entre outras atividades.

5. Diretor(a) de receita

Com a crescente importância de se otimizar a geração de receita e maximizar o retorno sobre o investimento, os profissionais que podem integrar e alinhar as áreas de marketing, vendas e sucesso do cliente são muito valorizados.

Suas principais funções incluem definir, implementar e monitorar as estratégias de receita, coordenar as ações de atração, conversão e retenção de clientes, gerenciar o funil de vendas, analisar os dados e os resultados, entre outras atividades.

6. Engenheiro(a) de segurança

O aumento dos riscos e das exigências legais relacionados à segurança do trabalho, dos processos e dos produtos, levou ao aumento da demanda por profissionais que podem prevenir e controlar os acidentes e as doenças ocupacionais nas empresas.

Para se qualificar para essa carreira, é preciso ter conhecimentos de engenharia, segurança do trabalho, legislação e normas de segurança, além de habilidades de análise, planejamento e trabalho em equipe.

7. Estrategista de mídias sociais

Hoje em dia, os profissionais que podem planejar, criar e gerenciar conteúdos relevantes e engajadores para as plataformas digitais são muito demandados.

Eles ajudam a definir os objetivos, o público-alvo, o tom de voz, o calendário e o formato dos conteúdos, e ainda devem produzir e publicar os conteúdos, monitorar e interagir com os usuários, analisar e mensurar os resultados, entre outras atividades.

8. Gerente de tráfego

Com a importância de se atrair e converter visitantes em clientes nas plataformas digitais, os gestores de tráfego são essenciais para as empresas que querem aumentar suas vendas online.

Esse profissional é responsável por definir o orçamento, o público-alvo, a segmentação, a oferta, a copy e o design das campanhas, configurar e gerenciar as plataformas de anúncios, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras, acompanhar e analisar os resultados, testar e implementar melhorias.

9. Representante de desenvolvimento de negócios (BDR)

Esses profissionais, que podem realizar o primeiro contato e despertar o interesse dos leads, são indispensáveis para as empresas que querem aumentar sua carteira de clientes.

Para atuar nesse cargo, é preciso ter conhecimentos de vendas, marketing, prospecção, ferramentas de CRM e automação, além de habilidades de comunicação, persuasão e organização.

10. Técnico(a) de segurança do trabalho

Os profissionais que podem prestar assistência e orientação aos empregados e aos empregadores são muito necessários no mercado de trabalho.

Eles atuam realizando diagnósticos, inspeções e auditorias das condições de trabalho, elaborando e implementando planos e programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, ministrando treinamentos e palestras, e emitindo relatórios e laudos técnicos.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade