Como fazer transição de carreira? 3 dicas para evitar problemas

A transição de carreira é uma decisão que envolve diversos fatores para os profissionais, pois muitas vezes é necessário começar do zero. Felizmente, existem dicas para evitar problemas que podem te ajudar a passar ileso por esse processo e começar uma nova jornada.

Cada vez mais, os profissionais têm optado pela transição de carreira como forma de se inserir em áreas de atuação mais lucrativas e com maior potencial, mas nem sempre é fácil abandonar a estabilidade de um trabalho para começar do zero. Nesse contexto, existem 3 dicas para evitar problemas que podem te auxiliar nessa jornada.

continua depois da publicidade

Os trabalhadores interessados em começar em uma nova profissão podem contar com a ajuda de profissionais especializados em carreiras, desde o campo do Recursos Humanos até a Psicologia Ocupacional.

Também é importante lembrar que esta matéria tem caráter informativo e pretende informar algumas dicas para ajudar os interessados. Saiba mais informações e a seguir e aprenda por onde começar a sua transição de carreira.

3 dicas para evitar problemas na transição de carreira

Leia também

1. Tenha consciência da sua decisão

A transição de carreira não é uma escolha banal, pois impacta desde o aspecto financeiro até a rotina diária em relação ao trabalho. Por isso, pesquise a respeito da área que deseja integrar para conhecer a realidade, incluindo os desafios e principais dificuldades de quem está atuando nesse setor. Caso necessário, entre em contato com colegas para fazer perguntas e se informar.

continua depois da publicidade

Com essas informações, você pode pesar os prós e contras de realizar uma transição de carreira e recalcular a rota antes de dar um grande passo.

2. Se prepare financeiramente

Se você está estabilizado em um cargo que te garante um salário competitivo e uma série de benefícios, saiba que a transição de carreira também afetará esse conforto. Portanto, antes de dar esse passo, realize uma organização financeira para que você tenha uma reserva de alguns meses de remuneração. Provavelmente, você começará em um cargo mais baixo, pois está entrando na área.

3. Invista em conhecimento

A melhor maneira de ser competitivo em qualquer área é por meio da especialização. Nesse cenário, invista em cursos livres, especializações e até em uma segunda graduação para expandir o seu domínio sobre essa nova carreira e construir um currículo competitivo. Aproveite as oportunidades de participar em eventos.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade