O pão é um dos alimentos mais populares nas mesas brasileiras e do mundo inteiro. Apesar de ser unanimidade, certamente você já deve ter se perguntado: comer pão realmente engorda?
Apesar da iguaria fazer parte de diversas refeições e ser considerado um vilão da alimentação saudável ou do processo de emagrecimento, não se render a uma fatia pode ser difícil.
Nas dietas, uma das primeiras coisas definidas por muitos é tentar parar de comer pão. A atitude, porém, pode não ser tão necessária quanto alguns pensam.
Comer pão realmente engorda?
Para desvendar os mistérios deste alimento, entrevistamos a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, formada em nutrição pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, Hortência é residente em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), e já atuou em consultório.
De acordo com a nutricionista, não. Comer pão não engorda. O alimento não é o culpado pelo excesso de peso: “o que vai fazer você ganhar peso é o excesso de calorias que você consome ao longo do dia por dias seguidos”.
Por outro lado, a tentativa de cortar o pão branco das refeições possui suas qualidades. Afinal, comparado ao integral, ele certamente possui mais malefícios. Luz complementa: “O pão integral é, sem dúvidas, considerado a escolha mais saudável, porém, fique atento à leitura de rótulos”.
Neste sentido, a nutricionista comenta sobre a diferença entre os rótulos dos alimentos. Para que um pão seja considerado integral, é essencial que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral.
A quantidade de açúcar presente também deve ser verificada. “Muitas vezes o açúcar acaba sendo adicionado em excesso pelas indústrias, sendo assim camuflado no rótulo”.
Ainda sobre o açúcar, outro grande mito sobre o alimento é enfim desvendado: não, comer pão também não é ruim para o açúcar no sangue. “O pão é um carboidrato e, como todo carboidrato quando comido sozinho, pode alterar os níveis de açúcar no sangue causando uma elevação no açúcar do sangue”.
Deste modo, uma forma de evitar o aumento repentino e preocupante é evitar o pão branco de forma. Seu consumo deve sempre ser feito junto de uma fonte de proteína e lipídio, de preferência por meio dos pães integrais.
Exageros na alimentação
Hortência também reflete sobre os exageros na alimentação, outro grande perigo da busca por refeições mais saudáveis e por um novo estilo de vida. Para ela, o segredo da alimentação adequada e de uma vida mais saudável é o equilíbrio.
“Você já deve ter escutado por aí que “tudo em excesso faz mal”. Na alimentação, os exageros podem gerar impactos negativos na saúde das pessoas”.
A nutricionista exemplifica: o consumo de sal acima de 5 gramas por dia, por exemplo, pode significar um risco ainda maior no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão. Desta forma, comer de forma exagerada pode implicar em muitos outros problemas além de estar acima do peso.
“Hoje em dia é comprovado cientificamente que o excesso de peso e obesidade estão relacionados diretamente com o desenvolvimento de inúmeras doenças como esteatose hepática, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros”, explica Luz.
Seja como for, aqueles que tinham dúvidas a respeito do assunto já podem ficar despreocupados. A ideia de que pão engorda é apenas um mito. O consumo regrado do alimento, assim como de qualquer outro, não será responsável pelo aumento do peso. Exageros, porém, jamais devem ser perpetuados, para que a saúde permaneça protegida.
Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Para informações adaptadas à sua realidade, não se esqueça de marcar uma consulta com nutricionista de sua confiança.