O celular é um item indispensável no dia a dia de muitas pessoas. Os modelos estão em constante evolução e, para quem deseja comprar um novo, o smartphone pode ser a melhor opção. Mas qual seria a diferença entre um celular e um smartphone?
Com tantos modelos no mercado atualmente, escolher o aparelho ideal pode até mesmo parecer complicado. Mas um detalhe certamente percorre o senso comum nessa discussão: a busca por smartphones é unânime.
Para entender melhor o que compreende um celular e um smartphone, confira abaixo a real diferença entre os dois e nunca mais faça confusão.
Qual a diferença entre celular e smartphone?
De modo que seja possível resolver essa dúvida de uma forma simples, basta entender a base do problema: o smartphone possui um sistema operacional. Por sua vez, o celular comum não.
A diferença não está no fato de um possuir uma tela touchscreen e o outro não. Afinal, mesmo que a maioria dos modelos de smartphone possua essa tela, ainda é possível encontrar celulares assim também.
Isso significa que, se tratando de celulares com tela touch (sensível ao toque), será possível encontrar aparelhos que são smartphones e outros que não são. Veja mais diferenças abaixo:
Celular vs. Smartphone
A representação básica do celular é ser um telefone portátil que possa fazer ligações e enviar mensagens por SMS.
Mesmo assim, alguns modelos ainda podem acessar a internet por WAP (Wireless Application Protocol), e até mesmo se conectar por Bluetooth.
O celular é um telefone de baixo custo, já que permite planos pré-pagos e os aparelhos não são tão caros. O smartphone, por sua vez, já difere nesse quesito.
Um smartphone é a evolução de um celular. Ele é mais caro que o modelo anterior, mas possui tecnologias que vão além das ligações e mensagens. Costumam ser maiores em tamanho e ter telas sensíveis ao toque.
Igualmente, seu sistema operacional é complexo, como é o caso dos famosos iOS, Android e Windows Phone. No geral, é possível considerá-lo um telefone com a complexidade de um computador.
Internet
Uma das principais diferenças entre o celular e o smartphone envolve a internet. No caso dos aparelhos celulares, o uso da rede é limitado. Além disso, alguns mais antigos sequer possuem conexão.
Outros já podem rodar navegadores em WAP, o que permite consultar o Google ou ver seus e-mails. Já os smartphones possuem navegação livre, seja por 3G, 4G ou Wi-Fi.
Entretenimento
A divisão multimídia de um celular também deixa a desejar. Por terem pelas pequenas e de baixa resolução, existe uma limitação maior para jogos e vídeos, por exemplo. Até mesmo ouvir música pode ser mais difícil.
No caso dos smartphones, seus sistemas são muito mais complexos. Eles permitem que um usuário rode aplicativos e funções como a Wi-Fi, armazenamento de música, edição de vídeos e mais, tudo ao mesmo tempo.
Durabilidade
Apesar dos benefícios dos smartphones, não é possível negar que os celulares são muito mais duráveis do que suas versões atualizadas. Com corpo compacto e telas simples, resistem a impactos e a bateria dos mais básicos dura muito.
Quanto aos smartphones, os mais modernos possuem diversas proteções, como o Gorilla Glass para a tela ou traseiras em vidro. Mesmo assim, por possuírem um sistema mais complexo, podem rachar e quebrar mais.