Canção de ninar: Qual é a real origem da música “nana neném”?

As canções de ninar fazem parte da cultura popular de diversas civilizações e nações no mundo, mas nem todos conhecem a origem da música nana neném.

As canções de ninar também são conhecidas como cantigas de ninar. No geral, consistem em músicas infantis de caráter popular que as pessoas utilizam para induzir um adormecer mais tranquilo durante o sono de bebês ou criança. Porém, você sabe qual é a real origem da música nana neném, um dos maiores exemplos desse gênero?

continua depois da publicidade

Curiosamente, existe uma categoria musical específica, além de um campo de estudos desse tipo de música. Neste sentido, caracteriza-se o tom ritmado da voz utilizada para as canções de ninar de Nina-nana, que também é chamada de cantiga de acalentar. Saiba mais sobre a canção de nanar nana neném a seguir:

Qual é a real origem da canção de ninar “nana neném”?

Leia também

Em resumo, a canção de ninar “nana neném” chegou ao Brasil junto com os portugueses. Porém, a versão original foi adaptada com as tradições culturais dos povos indígenas e também dos povos africanos.

Como essas culturas possuíam as formas de embalar as crianças e melodias próprias, houve uma série de mudanças até criar-se o tradicional “nana neném”. Neste sentido, a letra da canção possui referências a elementos comuns da realidade colonial brasileira, como é o caso do verso “papai foi na roça, mamãe no cafezal” da versão mais antiga.

continua depois da publicidade

Em resumo, é realizado uma referência ao trabalho agrícola das famílias brasileiras, pois na época os pais ocupavam funções básicas e subempregos nas plantações dos grandes fazendeiros. Além disso, figuras folclóricas e mitológicas como o Bicho Papão e a Cuca também são citados na canção de ninar.

Sobretudo, são figuras que surgem com a ideia de punição às crianças que são desobedientes e se recusam a dormir. Dentro da classificação das cantigas de ninar de Leite Vasconcelos, linguista e etnógrafo português, a canção de ninar “nana neném” pode ser tanto para fazer com que a criança durma quanto para acalentá-la.

Em todos os casos, o pesquisador classificou as canções de ninar brasileira com base em seus temas, além dos propósitos. Comumente, as músicas tratam sobre temas religiosos, desde santos e anjos, tradições familiares, trabalho e entidades assustadoras, tanto do sono quanto da natureza.

continua depois da publicidade

De onde surgiu a Cuca nessa canção de ninar?

No verso “que a cuca vem pegar” há uma referência à figura monstruosa da bruxa que é metade gente e metade jacaré. Antigamente, a sua imagem e a do Bicho Papão eram evocadas como forma de amedrontar as crianças passavam muito tempo acordadas ou que não queriam dormir.

Curiosamente, a Cuca é uma figura comum também na Espanha e em Portugal, mas é representada por meio da imagem de uma mulher misturada com dragão. Portanto, estima-se que a criatura folclórica foi adaptada com características da fauna e flora brasileira, como é o caso dos diversos tipos de répteis existentes no país.

Além disso, a bruxaria parte das tradições indígenas e africanas, vistas como feitiçaria e pecado por parte dos europeus católicos. Desse modo, a demonização de Cuca como uma bruxa malvada é também uma interpretação criada com base nos costumes desses povos originários.

continua depois da publicidade

Entre as habilidades do personagem folclórico está a capacidade de entrar na mente de pessoas, descobrir traumas passados e conseguir vantagens com base nos segredos mais obscuros. Ademais, ela é capaz de criar pesadelos assustadores em crianças e bebês.

De acordo com a lenda urbana, a Cuca é uma bruxa velha que vive escondida nas profundezas da floresta. Com aparência assustadora, ela possui uma cabeça de jacaré e unhas imensas, sendo responsável por raptar crianças desobedientes. A narrativa também conta que a Cuca dorme somente uma noite a cada 7 anos, e por isso pega as crianças que não dormem.

Leia também

Concursos em sua
cidade