Autossabotagem: 7 sinais de que você está se impedindo de crescer

Conheça os sete sinais mais evidentes de que você pode estar praticando a autossabotagem em sua vida e elimine-os de uma vez por todas.

Sonhos, objetivos e desejos fazem parte da vida da maioria dos seres humanos. A grande questão é que muitos acabam colocando empecilhos para realizá-los e se tornam adeptos de uma nociva prática conhecida como autossabotagem. Essa matéria vai te mostrar sete sinais que podem estar impedindo você de decolar na sua carreira ou ser mais feliz em sua vida pessoal.

continua depois da publicidade

Continue a leitura até o fim e conheça quais são os comportamentos que revelam a autossabotagem na sua essência e por que você deve evitá-los a todo custo. Caso perceba alguns dos sinais abaixo, não hesite em procurar ajuda profissional, combinado concurseiro? Confira.

Sinais de autossabotagem

1) Criar situações para que o seu objetivo não seja alcançado

Leia também

Por mais que a autossabotagem seja um comportamento inconsciente, o indivíduo acaba criando situações ou empecilhos para que as suas realizações não aconteçam, o que gera uma certa frustração. Na verdade, ele age de forma totalmente contrária ao seu objetivo, que não se concretiza, evidentemente.

Por exemplo, suponha que você deseja ser aprovado em um concurso público. Depois de elaborar um plano de estudos para aprender todo o conteúdo exigido pelo edital, começa a inventar mil e uma desculpas para não começar a estudar, alegando diversos motivos que estão o impedindo de fazer isso. Ou seja, inconscientemente, o concurseiro está praticando a autossabotagem.

continua depois da publicidade

2) Desistir rapidamente da suas conquistas

Outro sintoma da autossabotagem é esse. Se você é daquelas pessoas que, ao primeiro sinal de dificuldade, costumam logo desistir dos seus sonhos, seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, é melhor rever essa postura nociva o quanto antes.

Se o concurseiro almeja passar em um certame, por exemplo, e desiste de uma hora para outra, sem motivo aparente, ele pode estar praticando a autossabotagem sem perceber. Lembre-se de que toda vitória exige esforço, e se você desistir das conquistas que tanto almeja, certamente vai se sentir uma pessoa eternamente frustrada.

3) Enxergar sempre o lado negativo das coisas

Aquele concurseiro que só olha o lado negativo de tudo, faz com que ele não perceba o seu progresso, não desfrute das suas conquistas e não acredite que algo positivo também acontece em sua vida. Além disso, essa postura o faz perder o foco dos seus objetivos, o que não é saudável.

continua depois da publicidade

Mesmo que toda situação tenha dois lados, recomendamos que o concurseiro direcione os seus esforços para aquilo que possa ser vantajoso para ele, por mais que existam dificuldades no dia a dia. Só enxergar obstáculos pode levar a um círculo vicioso de sofrimento difícil de ser rompido.

4) Medo exagerado de falhar é sinal de autossabotagem

Não podemos negar que o medo é inerente a todo ser humano. O problema é que ele é um dos piores agentes sabotadores que existem. Essa prejudicial sensação impede o concurseiro de perseguir os seus sonhos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Em contrapartida, o medo pode ser saudável, já que ele evita que a pessoa se arrisque demais em determinadas situações de possam oferecer perigo. O que não vale é ficar se autossabotando por causa do medo exagerado de errar. Saber se arriscar na medida certa e com total consciência. Esse é o segredo.

continua depois da publicidade

5) Procrastinação constante

Outro sinal clássico da autossabotagem é a famosa procrastinação. Aquele concurseiro que vive adiando as coisas, que enrola ao máximo para começar a estudar para as provas ou que deixa tudo para a última hora, pode não ter a produtividade ou a performance esperada, no dia a dia.

A consequência desse adiamento constante de atividades é um altíssimo nível de estresse, ocasionado pelo acúmulo de tarefas (desnecessariamente) e/ou o afastamento dos objetivos, que podem ficar mais difíceis de serem alcançados. Dessa forma, a procrastinação precisa ser banida de vez da sua vida, concurseiro.

6) Sensação de que é autossuficiente

Se você é daqueles que insistem em dar conta de todas as tarefas, pode até sentir que está no controle da situação momentaneamente, mas em contrapartida, pode ficar sobrecarregado. E isso é um outro sinal de autossabotagem, já que os resultados podem não ser satisfatórios.

Concentrar todas as atividades em si, com o objetivo de manter um padrão de resultados, faz com que a pessoa passe a não delegar funções. Aí entra em cena aquela velha e conhecida desculpa de não ter alcançado os objetivos porque não deu conta (ou tempo) de fazer tudo sozinha. Lembre-se de que somos humanos, por isso, ninguém é autossuficiente o tempo todo.

7) Se comparar demais com os outros também indica autossabotagem

Para o concurseiro que vive praticando a autossabotagem, a grama do quintal do vizinho é sempre mais verde. Para muitos de nós, a vida das outras pessoas parece perfeita e muito melhor do que a nossa. O problema é que esse conceito é baseado apenas naquilo que vimos superficialmente, o que, na maioria das vezes, são coisas boas.

Ficar se comparando o tempo todo com os outros ao nosso redor nos faz desenvolver um complexo de inferioridade que não existe. E essa postura é uma maneira eficiente do concurseiro se autossabotar. Tudo aquilo que ele fizer, por mais que se esforce, vai parecer que ainda não foi suficiente. E isso afeta em cheio o seu crescimento pessoal e profissional.

Leia também

Concursos em sua
cidade