Asteroide ou asteróide: qual é a forma certa de escrever?

A última reforma ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009, acabou alterando a forma como acentuamos algumas palavras. Veja se o correto é “asteroide” ou “asteróide”.

Por definição, os asteróides (ou asteroides?) são corpos celestes geralmente grandes que viajam pelo espaço, podendo ou não colidir com planetas ou outros corpos celestes. Além da definição da palavra, é importante também saber escrevê-la da forma correta, por isso fica a pergunta: o certo é “asteroide” ou “asteróide”? Você sabe a resposta? Então continue a leitura e não erre mais.

continua depois da publicidade

Asteroide ou asteróide: regras do Novo Acordo Ortográfico de 2009

Elaborado em 1990, mas em vigor desde 2009, o ainda chamado de Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa mudou diversas regras gramaticais em relação à forma como acentuamos e escrevemos um grande número de palavras.

Por isso, mesmo depois de tanto tempo, é comum encontrarmos pessoas em dúvida a respeito da grafia correta de diversos termos.

Leia também

Agora, com as regras que foram recentemente atualizadas, as palavras gramaticalmente classificadas como paroxítonas não devem ser mais acentuadas. Conforme explica o dicionário Michaelis, o Novo Acordo Ortográfico decreta o fim do acento nos ditongos abertos éi e ói quando presentes nessas palavras que são chamadas de paroxítonas.

continua depois da publicidade

Por causa dessa nova regra, temos palavras que agora são escritas sem acento nesses ditongos. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Ideia;
  • Geleia;
  • Joia;
  • Heroico;
  • Alcateia;
  • Plateia;
  • Boia.

Olhando a lógica das palavras acima, é fácil entender que podemos adicionar “asteroide” à lista, já que o termo também se enquadra na nova regra que retira o acento.

Por isso, quando precisar escrever a respeito de algum corpo celeste a caminho do nosso planeta, lembre-se de que ele se chama “asteroide”, sem acento. Ademais, na imensa maioria dos casos, esse tipo de colisão não representa nenhum perigo à população, já que a maioria dos asteroides se desintegra antes mesmo de chegar à atmosfera terrestre.

continua depois da publicidade

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade