Sem dúvidas, Brasília é a cidade planejada mais famosa do Brasil. No entanto, há outras cidades que, para evitar diversos problemas, foram criadas com base em um planejamento sistemático e uma arquitetura bem definida.
Com efeito, uma cidade bem planejada é aquela que apresenta uma infraestrutura adequada; saneamento e uma boa mobilidade. Além disso, manter um planejamento contínuo das zonas urbanas traz benefícios positivos para a economia e política do país.
Em suma, com o crescimento populacional de algumas cidades podemos perceber que os centros urbanos que não tiveram um planejamento inicial sofrem com muitas adversidades.
Desse modo, fica evidente que além dos impactos positivos que surgem através de uma cidade planejada, há também uma diminuição das desigualdades e uma melhor qualidade de vida dos habitantes. Confira a seguir 5 cidades brasileiras que além de Brasília, também foram planejadas.
5 cidades brasileiras que foram planejadas
1. Goiânia
Goiânia também se destaca por ter sido a primeira cidade do Brasil a ser planejada durante o século XX. Até o ano de 1942, a capital do estado de Goiás era a Cidade de Goiás, que atualmente é chamada de Goiás Velho.
No entanto, levando quase 10 anos para ser concluída, tendo influência no projeto o estilo Art Déco e sendo construída durante a presidência de Getúlio Vargas, a cidade de Goiânia foi inicialmente planejada para uma população com 50 mil habitantes, porém, hoje em dia já possui mais de 1,3 milhão.
2. Belo Horizonte
A cidade de Belo Horizonte foi planejada pelo engenheiro Aarão Reis e criada no ano de 1987. O projeto de construção desta cidade que é a capital do Estado de Minas Gerais recebeu influências europeias.
Belo Horizonte só foi inaugurada no ano de 1897. O objetivo do engenheiro e urbanista engenheiro Aarão Reis era criar uma zona urbana moderna que viesse a se tornar uma espécie de “cidade do futuro”.
Dessa forma, a cidade foi estruturada tendo como inspiração a reconstrução de Paris realizada por George-Eugène Haussmann, no qual em seu projeto, as ruas antigas foram substituídas por avenidas mais amplas.
Por essa razão, a capital mineira possui ruas bem espaçosas que permitem o fluxo de pessoas e mercadorias de forma adequada e a separação entre a área urbana da zona rural. Vale destacar que atualmente Belo Horizonte possui mais de 2,7 milhões de habitantes.
3. Salvador
A cidade de Salvador que foi criada há quase 500 anos no ano de 1549 e foi considerada como primeira capital do Brasil, é também uma das cidades brasileiras que foram planejadas. Salvador foi projetada pelo arquiteto português Luís Dias, que tinha como objetivo que a cidade fosse criada para funcionar como um centro administrativo e um forte militar.
A cidade, que é capital do estado da Bahia, foi planejada em construções geométricas e quadriculares baseando no estilo renascentista e arquitetônico lusitano. Nos dias de hoje, possui mais de 2,9 milhões de habitantes, ficando atrás apenas de grandes centros urbanos, sendo Rio de Janeiro e São Paulo.
4. Aracaju
Aracaju, capital de Sergipe, também é outra cidade brasileira que foi planejada. O projeto foi feito pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro e a cidade foi inaugurada no ano de 1855. No entanto, Aracaju foi construída às pressas e com isso possui o terreno irregular e pantanoso, o que traz impactos negativos até os dias de hoje, isto é, devido às inundações.
Apesar de irregularidades na construção, o planejamento da cidade atingiu de forma positiva a atividade portuária e o escoamento da produção açucareira. Isso porque, Aracaju passou por um bom período de crescimento econômico e social. Atualmente, Aracaju têm mais de 600 mil habitantes.
5. Palmas
Por fim, a cidade de Palmas, que é a capital de Tocantins, é tida como uma das últimas zonas urbanas a ser planejada no Brasil. Ela foi projetada pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho.
A cidade foi construída criando grandes e espaçosas avenidas e com traçados em quadrículas para otimizar as funções da cidade; nela, ainda há muitas áreas verdes e mais de 300 mil habitantes.