Está ansioso para começar a atuar em sua área e trilhar uma carreira de sucesso, mas está na dúvida em relação à diferença entre estágio e trainee? Saber qual deles é mais compatível com seu momento atual é importantíssimo para acertar em cheio na escolha.
Por isso, este artigo vai mostrar a diferença entre estágio e trainee que todo profissional em início de carreira precisa conhecer. Fique conosco até o fim da leitura e saiba o que diferencia um estagiário de um trainee.
Diferença entre estágio e trainee
Na verdade, a principal diferença entre estágio e trainee é simples. O programa de estágio é direcionado para todos os estudantes que ainda não concluíram o curso técnico, universitário ou o ensino médio.
O programa trainee, por sua vez, exige que o estudante esteja cursando o último ano da graduação ou já tenha, no máximo, três anos de formado na faculdade. Vamos detalhar as particularidades dessas qualificações a seguir.
Trainee
Agora que você está a par da diferença entre estágio e trainee, o segundo prepara o jovem universitário para assumir cargos de gestão dentro de uma organização, desde que este apresente potencial para encarar esse desafio.
Ademais, o salário do trainee costuma ser compatível com o de um profissional júnior. O valor, dependendo do porte da empresa contratante, pode ser bem atrativo, principalmente se considerarmos que o profissional ainda não se formou na faculdade.
Como o foco do programa trainee é “lapidar” o futuro profissional para que o mesmo assuma cargos de confiança, o talento costuma receber diversos treinamentos e tem contato direto com funcionários da diretoria da empresa.
Vale mencionar que somente a empresa é que determina o perfil ideal do trainee que deseja contratar. Além disso, ele passa por várias áreas ou exerce diversas funções dentro da organização.
O objetivo é fomentar os seus conhecimentos técnicos, acelerando o seu crescimento profissional. É válido ressaltar que o programa trainee tem duração que varia entre seis meses e três anos.
Estágio
Mesmo que você saiba a diferença entre estágio e trainee, existe uma regulamentação própria com leis específicas para todos os estagiários. O foco desse programa é que o estudante coloque em prática toda a teoria aprendida na faculdade ou no ensino médio.
Além disso, o estágio deve ser aceito pela instituição de ensino do estudante e, claro, estar relacionado com o curso do mesmo. Não existe uma duração mínima para esse programa, desde que não ultrapasse dois anos, no máximo.
Enquanto o programa trainee capacita os profissionais para assumirem cargos de confiança dentro de uma empresa, o programa de estágio tem o seu ciclo bem mais definido.
Ou seja, o estagiário exerce a sua função durante meio período (manhã ou tarde) por até dois anos e depois é obrigado a deixar a empresa, para que outros estudantes também tenham a mesma oportunidade.
Pode acontecer do estagiário ser admitido pela empresa no final do seu contrato. Tudo depende das vagas disponíveis no momento e do seu desempenho durante todo o programa de estágio.
Esperamos que tenha ficado clara a diferença entre estágio e trainee. Agora é manter o foco em sua carreira e boa sorte.