Afinal, qual é a chance de você ser atingido por um raio?

Vale frisar que as ocorrências mais frequentes estão relacionadas aos efeitos secundários, como quedas de linhas de energia e incêndios.

Muitos medos circundam o nosso imaginário, sendo que um deles está ligado com tempestades. Mas, afinal de contas, qual seria a chance de sermos realmente atingirmos por um raio? Já se fez esta pergunta? Em nossa matéria, vamos discorrer sobre a probabilidade.

continua depois da publicidade

Antes de mais nada, é válido ressaltar que grande parte dos incidentes causados pela tempestade não estão diretamente relacionados com os raios. As pessoas geralmente sofrem as consequências devido a efeitos secundários ou por estarem próximas ao local onde houve o ocorrido.

De qualquer maneira, todo cuidado é pouco. A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, inclusive, enumerou boas práticas durante tempestades. É necessário evitar lugares que não tenham proteção contra raios, a exemplo de tendas, barracos e veículos.

Leia também

Também não é recomendado permanecer em áreas abertas, como campos de futebol e estacionamentos. Além disso, o órgão também informa que existem riscos ao se aproximar de cercas de arame e trilhos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Em casa, você também deve evitar uso de telefones com fio e de equipamentos elétricos que estejam ligados à tomada. Viu só como é importante sempre se precaver em caso de tempestades?

Confira, abaixo, qual é a probabilidade de você ser atingido por algum raio. Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.

Qual é a chance de você ser atingido por um raio?

No geral, são mínimas as chances de uma pessoa ser atingida por um raio. A média gira em torno de 1 para 1 milhão. Por outro lado, caso o indivíduo fique numa área descampada durante alguma tempestade, a probabilidade aumenta em até 1 para 1 mil.

Vale frisar que as ocorrências mais frequentes estão relacionadas aos efeitos secundários, como quedas de linhas de energia e incêndios. De acordo com pesquisas feitas por especialistas, a incidência de raios é maior em áreas urbanas.

continua depois da publicidade

Isso porque o aumento de temperatura, como ilha de calor, e a poluição são fatores que contribuem para a maior chance dos fenômenos. Ah, e vamos desconstruir um mito aqui também. Um raio pode sim cair mais de um vez no mesmo local. Isso mesmo!

Geralmente, isso acontece em ambientes em apresentam grande incidência de tempestades e raios. O Cristo Redentor, para se ter uma ideia, é atingido por uma média de seis raios ao ano.

Interessante, né? Continue acompanhando nosso site para mais informações de conhecimentos gerais e específicos!

Leia também

Concursos em sua
cidade