9 cuidados essenciais para se ter com o seu carro durante época de chuvas

O período de chuvas se aproxima, deixando o motorista mais atento com a manutenção do seu carro. Confira algumas dicas essenciais.

Os meses de chuva se aproximam, com grandes volumes de água pelas ruas das cidades. Alguns cuidados essenciais são indispensáveis aos veículos, para que sua manutenção não seja prejudicada caso aconteça algum imprevisto.

Os riscos que as chuvas trazem para o trânsito são enormes. Assim, mantendo certos cuidados com o seu carro durante a época de chuvas, ajudará a prevenir algumas situações de risco, como acidentes no trânsito ou até mesmo danos aos carros.

Pensando nisso, o Concursos no Brasil reuniu 9 cuidados essenciais para se ter com o seu carro durante a época de chuvas. Acompanhe a seguir.

9 cuidados essenciais com o carro durante as chuvas

1 – Cuidar dos pneus

O primeiro cuidado essencial é com os pneus do carro. É necessário que o condutor cuide dos pneus do carro durante toda a vida útil do veículo. Entretanto, em épocas de chuvas é sempre bom estar com os pneus em dia. Isso porque o asfalto molhado reduz drasticamente o atrito entre os pneus e o chão, provocando a aquaplanagem.

Nesse sentido, o carro é capaz de flutuar no asfalto molhado, caso as rodas percam o atrito com o chão. Sem controle, o carro acaba causando acidentes.

Assim, mantenha os pneus sempre calibrados e realize rodízios entre as rodas a cada 5 mil km rodados. Se o pneu apresentar algum sinal de que está careca, é recomendada a troca imediata do mesmo.

2 – Fazer uma revisão em seu carro

Outro cuidado preventivo e essencial para uma boa saúde do seu carro, a revisão é um item que deve estar sempre em dia. Em tempos de chuva a revisão é mais do que necessária, principalmente para checar a lubrificação do veículo.

Nesse sentido, a revisão é um dos cuidados essenciais ao carro em períodos de chuvas. Procure manter sempre as revisões em dia, garantindo assim o bom funcionamento do carro e seus sistemas.

3 – Verificar os freios

Do mesmo que os pneus, o freio do seu carro é essencial para a segurança de todos dentro do veículo. Por esse motivo, todo o sistema de freios do carro deve funcionar em perfeitas condições.

Existem alguns sinais a serem observados que denunciam o mau funcionamento dos freios. Nesse sentido, é bom ficar atento a ruídos nas rodas, barulhos estranhos quando o freio é acionado, trepidações no volante ou até mesmo o pedal duro, ou muito macio.

4 – Não estacionar seu carro perto de árvores

Chuvas fortes sempre acabam atraindo a queda de árvores, dentre outros problemas. Durante o período chuvoso, é importante ficar atento ao local em que se estaciona o carro, evitando a proximidade a locais com árvores.

Árvores derrubadas pela força da chuva acabam provocando diversos acidentes, além da perda material do veículo. Nesse sentido, se estiver nas ruas em períodos de chuvas, evite locais com muitas árvores. Mantenha distância de estacionamentos com árvores e evite acidentes.

5 – Manter o sistema de ventilação funcionando

Sempre durante uma chuva e ainda mais com vidros do carro fechados, o sistema de ventilação do carro é essencial para que a visão do condutor não fique prejudicada. Por isso, é recomendado manter o bom funcionamento de toda a ventilação do automóvel.

Nesse sentido, o sistema de ar-condicionado do carro deve ser ligado toda semana, ao menos por 10 minutos. Além disso, são recomendadas limpezas de higienização e troca dos filtros, sempre que existir a necessidade.

6 – Procurar dirigir em altas rotações

Durante o período de chuvas, um dos cuidados essenciais é andar sempre em rotações altas. Isso porque dirigir com rotações mais altas em velocidades baixas é responsável por aumentar a tração e a estabilidade do veículo. Isso também contribui para reduzir as chances de derrapar.

7 – Cuidado com trechos alagados

Dirigir em locais tomados pela água pode prejudicar de maneira definitiva o motor do carro. Além disso, há o perigo de buracos e irregularidades que não podem ser observadas de maneira direta, devido aos locais alagados.

Evite andar com o carro em locais em que a água nos carros a frente supere a metade da roda. Quando a água entra no motor ela pode ocasionar um calço hidráulico, fazendo com que os pistões sejam incapazes de comprimir a água e a biela acabe empenando.

Essa atitude pode provocar danos aos pistões, bielas e válvulas. Entretanto, se não existir outra opção, procure passar pela área alagada sempre usando a primeira marcha e devagar, evitando assim a entrada de água pelo escapamento.

8 – Atenção redobrada no trânsito

Alguns itens merecem atenção redobrada quando se está dirigindo com chuvas. Buscando sempre manter a segurança no trânsito, não ultrapasse e ande sempre na distância de segurança.

É importante também dirigir com farol baixo e reduzir a velocidade. As chuvas reduzem a visibilidade, portanto procure usar linhas e tachões no solo ou então os “olhos de gato” na pista.

9 – Cuidar do seu carro mesmo em enchentes

O veículo que passou por uma enchente também necessita de cuidados. Nesse sentido, é necessário que o carro passe por uma oficina, para verificar freios, filtro de ar do motor, além de trocar óleos do motor, limpar o radiador e muitos outros cuidados essenciais para que o veículo volte a funcionar plenamente.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.