Em primeiro lugar, o gênio de Aladdin é azul por motivos relacionados à simbologia que os criadores quiseram dar ao personagem. Como nem todas as pessoas sabem o significado, é comum que os espectadores acreditem que essa é uma escolha inconsciente, como uma coincidência.
Entretanto, esse não é o caso. Como um dos filmes e animações mais famosas da Disney, com lançamento em 1992, todos os detalhes foram pensados pela equipe responsável pela produção, desde as cores das roupas até as músicas e ambientações. Sendo assim, saiba a seguir porque o gênio de Aladdin é azul:
Quem é o gênio de Aladdin?
A princípio, Aladdin acontece em algum lugar do Oriente Médio durante o século IX depois de Cristo. Neste sentido, a história começa com a busca de Jafar, um grão-vizir do Sultão de Agrabah, pela lâmpada mágica que está no interior da Caverna das Maravilhas.
De acordo com as lendas locais, a lâmpada possui um gênio mágico que consegue conceder qualquer desejo ao seu portador. Sobretudo, Jafar procura por essa relíquia para tomar o poder em Agrabah e se tornar o homem mais poderoso da região.
Entretanto, a Caverna das Maravilhas permite somente que pessoas generosas entrem. Neste momento, Aladdin entra na história após ser preso por roubar itens para a sua sobrevivência na cidade, quando conheceu a princesa Jasmine na feira local.
Em sua busca por alguém que conseguisse entrar na caverna, mesmo que a pessoa morresse no processo, Jafar decide liberdar Aladdin e seu macaco Abu para que eles busquem pela lâmpada. Contudo, ao tentar roubar algo além da lâmpada, a caverna acaba desabando sobre eles.
Felizmente, um tapete mágico acaba salvando Aladdin e Abu, que conseguem enganar Jafar. Porém, ambos acabam caindo na caverna em colapso. Buscando um milagre, o protagonista acaba esfregando a lâmpada e libertando o Gênio.
Antes mesmo de entender mais sobre os três desejos, Aladdin pede que todos consigam sair a salvo da caverna. E a partir desse ponto, têm início uma das histórias mais famosas e clássicas da Disney.
Afinal, por que o gênio de “Aladdin” é azul?
Basicamente, os produtores concluíram que a água é o elemento mais precioso no contexto de uma Arábia escaldante e cheia de escassez. Sendo assim, foi criada uma associação entre o azul como uma cor que representa algo bom, tanto que aparece em diversos momentos na história.
Desde a roupa de Jasmine até o próprio gênio de Aladdin, o azul é interpretado como algo positivo, do bem e valioso, assim como a água. Desse modo, está presente nos personagens, mas também no próprio tapete mágico e em adornos nas cenas em que os mocinhos estão felizes.
Em contrapartida, o vermelho foi utilizado como uma associação direta ao mau. Além de ser uma cor quente e oposta ao azul, os produtores criaram a associação com o fogo. Assim, tudo aquilo que é maligno ou associado aos vilões tem essa tonalidade, como as roupas de Jafar e os itens em sua parte do castelo.
Sobretudo, essa associação de cores surge principalmente para ajudar os espectadores a entenderem melhor a história, ainda que inconscientemente. Por se tratar de uma produção norte-americana, a intenção foi aproximar a retratação do Oriente às pessoas do Ocidente, ainda que com alguns estereótipos no caminho.