Chorar faz bem para a alma. É o momento em que encontramos a nossa vulnerabilidade e, a partir daí, conseguimos identificar e até mesmo organizar os nossos sentimentos. Faz parte de um processo natural entre as divisões do sistema nervoso. Acontece com todo mundo.
No entanto, geralmente estamos acostumados a lacrimejar em situações vistas como negativas, não é mesmo? Só que o mesmo pode acontecer em momentos de extrema euforia e felicidade. Por isso, pode surgir a dúvida que abordamos no título da matéria.
Vamos discorrer sobre o assunto para que você compreenda, de uma vez por todas, o motivo de algumas pessoas chorarem quando estão em estado de alegria e emoção plenas. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares para que mais gente se informe.
Afinal, não há nada melhor do que repassar conhecimentos valiosos que circundam a vida humana.
Por que choramos em estado de pura emoção e alegria?
A explicação é mais simples do que você imagina. Ao presenciar uma situação de extrema felicidade, o sistema límbico acaba sendo ativado pelas emoções. Ele, em termos gerais, fica responsável pelo “coordenação” de como sentimentos e reagimos a partir de influências externas.
Bom, daí o sistema límbico libera a produção do que conhecemos como acetilcolina, que é um neurotransmissor que passa pelo sistema parassimpático. Ele, por sua vez, avisa para o nosso cérebro que precisamos retomar o estado anterior de equilíbrio e estabilidade.
Assim, a reação vem a partir do choro, que corresponde a uma forma do corpo em estabilizar as emoções e outras consequências ocasionadas por sentimentos que mudam a forma como o nosso corpo funciona naquele momento em específico.
O ato de chorar, então, ajuda até mesmo a regular os níveis de adrenalina que foram injetados a partir do sentimento extremo de felicidade. Ou seja? Em linhas gerais, é tudo sobre equilibrar o funcionamento do corpo para que as emoções voltem para o parâmetro “normal”.
Muito interessante, não é? Pra você ver como chorar é extremamente importante e visto como um “reparador” do balanço mental e corporal, digamos assim. Você já sabia disso? Acompanhe mais conteúdos de nosso site, porque não paramos por aqui.
Sempre postamos artigos incríveis sobre curiosidades de conhecimento geral sobre o Brasil e o mundo. Dessa maneira, você sempre fica informado e aumenta o seu repertório de aprendizados. É uma forma leve de absorver novos conhecimentos.