Afinal de contas, qual é a palavra mais falada no mundo?

Você já se perguntou qual seria a palavra mais falada do mundo? E o motivo para isso? Saiba a resposta abaixo.

A língua portuguesa possui cerca de 442 mil palavras em seu vocabulário. A língua inglesa, uma das mais faladas do mundo, pelo menos 350 mil.

Isso sem considerar o fato de que esses números estão em constante atualização, e de que existem outros diversos idiomas ao redor do planeta, todos com seus crescentes vocabulários.

Mas de todas essas somas, qual seria a palavra mais falada no mundo? E qual seria a história por trás dela? Para desvendar esse mistério, confira a resposta para essa dúvida abaixo.

Qual é a palavra mais falada do mundo?

Leia também

A palavra mais falada do mundo é uma das mais simples possíveis: a solução para essa pergunta não é nada mais, nada menos do que o "ok".

Ao contrário do que muitos pensam, os constantes "mãe" e "ma" que as crianças repetem exaustivamente e o "Coca-Cola", um dos termos mais falados e digitados do mundo, não seguram o primeiro lugar nesse ranking.

De todas as palavras na língua inglesa, inclusive, o "ok" é bem recente: ele vem sendo utilizado pelos últimos 180 anos. E, para alguns, esse pode ser considerado um dos termos mais interessantes de todos.

A história por trás do "ok"

De acordo com Allan Metcalf, autor do livro "Ok: The Improbable Story of America's Greatest Word", a palavra é a invenção mais incrível da língua inglesa, e é difícil explicar o motivo de ser tão bem sucedida.

Na obra, que foi publicada em 2010, Metcalf faz uma linha do tempo da evolução do "ok", descrevendo as formas como o termo se sustentou e progrediu ao redor do mundo.

Em relação à origem da palavra, existem algumas dúvidas quanto à sua exatidão. Acredita-se que ela tenha sido empregada pela primeira vez como uma brincadeira em um jornal de Boston, nos Estados Unidos, em 1839.

O periódico tinha o hábito de fazer trocas com o idioma, transformando expressões em siglas e compondo novas palavras a partir de suas iniciais.

O "ok", por sua vez, teria sido publicado na edição de 23 de março de 1939, em referência a "all correct", ou "tudo certo". Ao levar em consideração o som dos dois termos, eles se tornariam "oll korrect", levando então ao "o" e ao "k".

O fenômeno se repetiu diversas vezes no início do século XIX. Alguns linguistas apontam para o fato de que, na época, fazer abreviações era moda entre os jovens. Um exemplo é o "kg", que significaria "know go", uma versão intencionalmente incorreta de "no go", ou "sem chance".

Apesar de uma das teorias mais aceitas a respeito do "ok" ser o "oll korrect", existem ainda estudiosos que pendem para o derivado de "Old Kinderhook", um apelido para um dos presidentes dos EUA, Martin Van Buren.

Ele também poderia ter surgido do Choctaw, língua pertencente a um grupo étnico muscogueano do sudeste do país. No idioma, seu significado também funcionaria como uma variação do "tudo certo".

Seja como for, é fato que o "ok" é uma das palavras mais versáteis de todas. Ele pode ser utilizado como significado, adjetivo, conjunção, interjeição e até mesmo verbo, a depender da língua.