Não restam dúvidas de que muitas atividades que sejam previsíveis ou rotineiras deverão ser substituídas pelas máquinas, em pouco tempo. A automação de processos já faz parte da nossa vida. Por isso, essa matéria selecionou nove profissões ameaçadas pela tecnologia.
Quem está pensando em mudar de área ou fazer uma transição de carreira, talvez seja bom repensar a possibilidade de trabalhar nas funções abaixo, já que o risco de ficar sem emprego pode ser real, daqui alguns anos. Curioso para conhecer quais são? Continue a leitura.
Veja algumas das profissões mais ameaçadas pela tecnologia
1) Cobradores de Ônibus
Com certeza essa é uma das principais profissões ameaçadas pela tecnologia. Se você mora em uma cidade grande e faz uso constante do transporte coletivo, já deve ter observado que a maioria dos ônibus não tem cobradores, certo?
A tecnologia, pouco a pouco, está aniquilando essa função do mercado. Os cartões eletrônicos de passagem, bem como outras formas de pagamento, estão sendo massivamente usados pelos passageiros, reduzindo a quantidade de dinheiro vivo dentro dos coletivos urbanos.
2) Profissões ameaçadas pela tecnologia: Arquivista
Décadas atrás, quando a tecnologia ainda não fazia parte da nossa rotina, escritórios e até repartições públicas costumavam contratar profissionais para arquivar documentos importantes em pastas próprias.
Hoje em dia, com o avanço da informática, toda a documentação das empresas fica armazenada em modernos computadores, o que deixa a função de Arquivista completamente obsoleta no mercado.
3) Operador de Telemarketing
Responda com sinceridade: qual foi a última vez que você falou com um atendente (humano) no telefone? A tecnologia também chegou aos canais de atendimento digitais das organizações. São opções cada vez mais rápidas e eficientes para solucionar os problemas dos consumidores.
Por isso, o Operador de Telemarketing também é uma das profissões ameaçadas pela tecnologia. Mesmo se tratando de ligação telefônica, os mecanismos de Inteligência Artificial (robôs) usados no telemarketing, estão cumprindo a sua função com maestria.
4) Recepcionista de Hotéis
Outra das profissões ameaçadas pela tecnologia que você nem imaginava. Os profissionais responsáveis por receber os hóspedes de um hotel e orientá-los quanto aos serviços e procedimentos de praxe, aos poucos, estão dando lugar para os modernos aplicativos de reserva.
Com esses apps, os clientes conseguem fazer o check-in e check-out online, além de realizar pagamentos por meio de diversos cartões. É muito mais praticidade para quem viaja com frequência.
5) Pesquisadores de Mercado
Aqueles profissionais que realizam pesquisas por telefone ou presenciais sobre os preços de determinados serviços, ou produtos, estão andando bastante sumidos do mercado, não acha? A responsável é a tecnologia.
Embora essa função seja fundamental para o crescimento escalável de um negócio, existem eficientes mecanismos de pesquisa e coleta de dados que fazem o mesmo trabalho dos Pesquisadores de Mercado.
6) Gerente de Almoxarifado
Outra das profissões ameaçadas pela tecnologia é essa. Se você sempre trabalhou ou ainda trabalha na área de estoque, ou almoxarife, é melhor pensar em uma transição de carreira urgente.
Por quê? Modernos softwares de controle de estoque de produtos ou equipamentos podem realizar esse trabalho com toda facilidade. Essa profissão já foi bastante disputada nos anos 1990. Hoje em dia, tornou-se obsoleta.
7) Analista de Crédito
Esse profissional também está com os dias contados no mercado. Todas as atividades do Analista de Crédito, que já foi uma profissão bem remunerada e bastante disputada, podem ser feitas por aplicativos ou softwares.
Para empresas e/ou cooperativas de crédito, é muito mais barato adquirir um moderno sistema que faz todo esse trabalho, do que contratar profissionais e treiná-los para essa função, que está ameaçada pelos avanços tecnológicos.
8) Profissões ameaçadas pela tecnologia: Arquitetos
Não, você não leu errado. Por causa da tecnologia, cada vez mais moderna e eficiente, os Arquitetos não serão mais tão necessários para projetos de edificações consideradas simples ou minimalistas. Pode acreditar nisso.
Os profissionais dessa área que sobreviverão ao “apocalipse tecnológico” serão somente aqueles que tiverem perfil criativo (ou habilidades artísticas), já que essa competência nenhuma máquina ainda deu conta de desenvolver.
9) Corretores de Imóveis
A última das profissões ameaçadas pela tecnologia também é bastante conhecida e antiga. O Corretor de Imóveis está perdendo espaço no mercado para os modernos sites que fazem a conexão entre compradores e vendedores de imóveis, sem a necessidade de intermediários.
Duvida? Basta dar uma navegada na internet que já é possível deparar com aplicações eficientes que realizam esse tipo de trabalho, que era função desse profissional até pouco tempo atrás.
O mais interessante é que, à medida que determinadas profissões se tornam desnecessárias, automaticamente, criam-se outras que encontram um mercado promissor pela frente.