O trabalho remoto deixou de ser considerado um luxo para se transformar na realidade de boa parte da população ao redor do mundo. Em muitas empresas, o serviço passou até mesmo a ser uma norma obrigatória, e existem muitas pessoas que optaram por seguir carreiras totalmente de casa. Para isso, porém, saber no que trabalhar é fundamental.
Desde a onda da pandemia do Covid-19, cerca de 22 milhões de pessoas perderam seus empregos. Apesar de muitos terem conseguido recuperá-los conforme as empresas voltaram a operar normalmente, outros continuaram desempregados. Esperar pelo retorno dos contratos nem sempre é uma opção sábia, e com a desaceleração do processo, buscar por novas funções tornou-se mais viável: nesse sentido, o trabalho remoto conquistou ainda mais postos.
Sendo um profissional estabelecido no campo, um novato ou apenas alguém em busca de aprender novas competências, é possível encontrar inúmeras possibilidades no campo do home office. Pensando nisso, confira abaixo os 9 melhores trabalhos remotos para quem gosta de ficar em casa.
Os 9 melhores trabalhos remotos
1. Programador
Os programadores e desenvolvedores são duas das categorias mais comuns no mundo do home office. Eles são os responsáveis pela criação e manutenção de uma série de aplicativos, softwares e jogos. Embora nem todas as vagas para essa área sejam remotas, a demanda segue sendo alta, o que torna ainda mais simples encontrar uma posição que permita trabalhar de casa.
2. Designer
Também ligada ao setor da tecnologia, a área do design é um campo que exige do profissional um conjunto de habilidades. Atualmente, as tendências pendem para plataformas como WordPress, UI e UX, que possuem maior potencial. O mercado, por sua vez, busca indivíduos com um bom portfólio, que saibam no mínimo o básico do design.
3. Empreendedor
No geral, os empreendedores trabalham para si mesmos, mas a opção segue sendo ideal para quem deseja mudar de carreira e construir algo que seja seu. A função nem sempre é fácil, mas começar um negócio próprio pode ensinar uma série de habilidades profissionais que a maioria não possui.
4. Editor de vídeo
Assim como os designers gráficos, editores de vídeo também possuem o privilégio de trabalhar de casa. Esses profissionais manuseiam filmagens brutas, de modo que possam transformá-las em um produto final polido, ideal para ser visto pelo público. Para isso, é preciso ter certo conhecimento em comunicações multimídia, cinematografia e principalmente os específicos de softwares de edição.
5. Contador
Tanto a contabilidade quanto a escrituração são funções de negócios essenciais. O contador, por sua vez, é quem fica responsável pela interpretação, classificação, análise e resumo dos dados financeiros registrados por um escriturário. O trabalho pode ser realizado de casa, e é fundamental na maioria dos setores hoje em dia.
6. Copywriter
Um dos trabalhos mais buscados de todos, o copywriting é uma função que exige algumas competências, cursos e muito esforço. No geral, a profissão está voltada para a criação de materiais de marketing promocionais que façam as pessoas clicarem em links, conferirem o material e, principalmente, comprarem o produto. É possível encontrar várias oportunidades em plataformas de trabalho online.
7. Revisor
O revisor é o responsável por examinar um texto escrito e identificar quaisquer erros de digitação ou de gramática. O trabalho pode ser feito de casa, e exige apenas alguns cursos ou experiência no departamento. Existem muitas plataformas que oferecem posições nessa área, de níveis básicos a avançados para melhorar ainda mais as competências.
8. Animador
Para quem tem um espírito criativo e competências de animação, conseguir um emprego na área pode ser simples. Para isso, é necessário ter experiência no uso de softwares de animação, de modo que seja possível realizar um trabalho divertido e ilustrativo sem sair de casa.
9. Assistente virtual
O assistente virtual é quem ajuda muitas empresas e marcas a se organizarem, otimizando o funcionamento interno das equipes. Suas principais funções são trabalhar no serviço de atendimento ao cliente, organizar o processamento de pedidos e atualizar o site sempre que necessário, como é o caso de endereços de lojas. É preciso ser organizado, responsável e comunicativo, mas poder trabalhar no conforto do lar é certamente um bônus.