Os constantes avanços tecnológicos estão deixando o mundo cada vez mais interconectado. O formato de trabalho home office já faz parte da vida de milhões de pessoas, oferecendo mais autonomia e flexibilidade de horários. Afinal de contas, poder trabalhar de qualquer lugar do planeta é uma vantagem considerável. Se você se enquadra nessa situação e está pensando seriamente em mudar do Brasil para conhecer outras culturas ou vivenciar novas experiências, mas a grana anda meio curta, elaboramos essa matéria que selecionou nove capitais do mundo mais baratas para se viver.
Prossiga com a leitura até o fim para conhecer as cidades que oferecem um custo de vida acessível, diversas opções de entretenimento, infraestrutura adequada, mais oportunidades de emprego e tudo mais para que você aproveite ao máximo a sua nova rotina como imigrante. E o melhor: sem gastar uma fortuna. Bora lá conferir, concurseiro?
Capitais do mundo mais baratas para se viver
1. Hanói, Vietnã
A capital vietnamita é considerada uma das cidades do mundo mais baratas para se viver. Se você está com o orçamento apertado, Hanói é o lugar ideal para se viver e trabalhar sem gastar demais. Além de ter uma cultura rica, gastronomia espetacular e vida noturna agitada, essa cidade tem uma beleza natural que pode fazer qualquer um ficar boquiaberto. Que tal cogitar a possibilidade de se mudar para lá?
2. Quito, Equador
Mais uma das capitais do mundo mais baratas para se viver. Quito também é uma cidade incrível que oferece um custo de vida bastante acessível para quem está com a grana curta. Se você gosta de aventuras, a capital equatoriana é a porta de entrada para explorar mais o país. Para se ter uma ideia, o transporte público é extremamente barato. A passagem de um ônibus intermunicipal custa menos de um dólar. Dá para passear bastante, concurseiro.
3. Capitais do mundo mais baratas para se viver: Bangkok, Tailândia
Esse belíssimo país asiático é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, principalmente no verão. A capital Bangkok oferece um custo de vida baixo, gastronomia única, diversas opções de lazer, além de uma cultura riquíssima. É muito barato viver nessa cidade. Quer um bom exemplo? Um prato cheio de comida custa cerca de um dólar. Transporte, moradia e entretenimento também têm valores bem acessíveis. Se você estiver pensando em se mudar para lá, pode se arriscar sem medo.
4. La Paz, Bolívia
Pensou nas capitais do mundo mais baratas para se viver? Essa cidade pode ser uma excelente opção. É possível alugar um apartamento na área central de La Paz por cerca de 500 ou 600 dólares mensais. Além disso, alimentação e transporte público também são bem acessíveis na capital boliviana. Os pontos turísticos são de tirar o fôlego e a vida noturna é bastante agitada. Aquele concurseiro que quer se mudar do Brasil, mas está com a grana curta deve cogitar a possibilidade de morar neste receptivo e agradável lugar.
5. Budapeste, Hungria
A lindíssima e fria capital húngara, por incrível que possa parecer, é uma das cidades mais baratas para se viver em toda a Europa. Uma cultura extremamente rica, bem como oportunidades de emprego nas áreas do turismo, comércio e indústria te esperam. O aluguel de um apartamento com um quarto em Budapeste sai por aproximadamente 475 euros. Ainda não está convencido, concurseiro? As contas de energia elétrica e água custam cerca de 145 euros por mês. Se você não se importa com o inverno congelante e está disposto a aprender o idioma do país, manda ver.
6. Capitais do mundo mais baratas para se viver: Lisboa, Portugal
Um dos países preferidos pelos brasileiros que decidem imigrar, Portugal também oferece um baixo custo de vida. A capital Lisboa tem um clima agradável e várias oportunidades de trabalho nas áreas de TI (Tecnologia da Informação), serviços e turismo. Para se ter uma ideia, o valor do aluguel de um apartamento com um quarto em um bairro um pouco mais afastado do centro da cidade sai por volta de 700 euros. Transporte e alimentação também não são caros, como em outras capitais europeias. Não deixe de cogitar essa possibilidade, caso queira se mudar do Brasil sem precisar gastar demais.
7. Praga, República Tcheca
Esse é um dos países queridinhos por milhares de pessoas. Além de ter um custo de vida bem acessível, a capital Praga oferece várias oportunidades de emprego, especialmente na área do Turismo. Por exemplo, o valor do aluguel de um apartamento de dois quartos sai por volta de 850 euros. Além disso, diversas opções de lazer, excelente infraestrutura, segurança eficiente, transporte e alimentação baratos completam o pacote de atrações que essa belíssima cidade oferece. Se arrisca?
8. Liubliana, Eslovênia
Outra das capitais do mundo mais baratas para se viver. Apesar de não ser tão popular, principalmente entre os brasileiros, a Eslovênia também deve entrar na sua lista de opções, caso esteja pensando em se mudar do Brasil. A capital Liubliana oferece lindas paisagens, uma das economias mais sustentáveis do mundo, gastronomia riquíssima e com preço acessível e transporte público de qualidade. O valor do aluguel de um apartamento com um quarto gira por volta de 600 euros. Além disso, o povo esloveno é extremamente amigável.
9. Talín, Estônia
Finalmente, a última das capitais do mundo mais baratas para se viver. Considerada a cidade do período medieval mais bem preservada de todo o norte europeu, Talín, capital da Estônia, oferece um custo de vida acessível para a sua população. Para se ter uma ideia, o aluguel de um apartamento com um quarto custa aproximadamente 550 euros. Soma-se a isso uma excelente qualidade de vida, serviços de saúde de alto nível e Wi-Fi grátis. Se você não ligar para temperaturas que beiram -8 °C no inverno, que tal se mudar para lá?