Durante a escolha de uma profissão, considerar detalhes como oportunidades profissionais, habilidades técnicas e vocação é essencial. Assim, saber da própria capacidade e poder utilizá-la em busca de um bom cargo é uma forma de encontrar a área ideal: para quem gosta de desenhar, por exemplo, conhecer as profissões perfeitas para esse tipo de competência é fundamental.
O desenho é uma manifestação artística que está presente na vida humana desde os primórdios da história da civilização. Para quem é apaixonado por essa habilidade e possui esse talento, utilizá-lo na profissão pode garantir muitos pontos na formação de carreira.
Pensando nisso, confira abaixo 7 profissões que são perfeitas para quem gosta de desenhar, bem como informações pertinentes sobre cada uma delas.
1. Arquiteto
O desenho é uma atividade fundamental no planejamento de um arquiteto. Afinal, esse profissional é responsável por projetar construções, apontando quais são as características estruturais para que a obra tenha funcionalidade, conforto e estética.
Neste caso, o desenho arquitetônico deve expor os registros gráficos dos profissionais a respeito de determinado projeto. Nem sempre é obrigatório saber desenhar antes de iniciar o curso, mas a ação perpassa o cotidiano profissional, principalmente quando se trata da genuinidade das obras dessa carreira.
2. Desenhista
Um desenhista é um profissional versátil que pode atuar em diversas frentes, como em jornais, veículos de comunicação no geral, editoras de livros e revistas. Ele ainda pode trabalhar em propagandas e no mercado publicitário, em atividade autônoma ou com ligação a diferentes setores.
Para tornar-se um desenhista, não há obrigatoriedade de curso superior, mas cursos como Artes Visuais, Design e Artes Plásticas possuem grades curriculares que contemplam as atividades desse profissional.
3. Designer gráfico
O designer gráfico é o responsável pela criação da parte visual de materiais como outdoors, sites, banners, anúncios, campanhas, logotipos e panfletos, por exemplo. Da mesma forma, pode atuar na diagramação de jornais e revistas.
Por conta da abrangência de sua atuação, um designer gráfico pode ser requisitado em gráficas, editoras e veículos de comunicação. Para isso, saber desenhar pode ganhar muitos pontos na maioria das instituições.
4. Designer de moda
No caso do designer de moda, esse tipo de profissional atua nas etapas de desenvolvimento de itens e produtos do mundo da moda. Será possível criar, desenhar e desenvolver conceitos das roupas, por exemplo, bem como a estratégia de marketing para a divulgação de tais peças.
A carreira também é ideal para quem gosta de costura, já que além do design, o profissional também pode fazer a confecção das roupas e acessórios. É possível atuar como autônomo ou prestador de serviço para indústrias e comércios.
5. Ilustrador
Assim como o designer gráfico, o ilustrador é o responsável por elaborar a identidade visual de produtos e marcas, como embalagens, rótulos e logomarcas. Contudo, esse profissional foca em desenhos, animações e elementos gráficos, em montagens para empresas e clientes no geral.
Para trabalhar na área, não é preciso concluir uma graduação, mas no mercado de trabalho, uma boa formação pode ser um diferencial de currículo.
6. Designer de joias
O designer de joias é o responsável pela criação de projetos, possuindo conhecimento sobre formas, materiais e estilos propícios ao desenvolvimento joalheiro. Esse profissional também poderá atuar com semijoias, acessórios para as joias e pesquisa de materiais ideais para avançar em seu processo de criação.
7. Designer de interiores
Um designer de interiores é quem possui conhecimento para atuar na criação de projetos para o interior de residências e espaços empresariais e comerciais. Esse profissional pode projetar espaços mobiliários e objetos, sempre focando em fatores como a estética e a funcionalidade do projeto.
Neste caso, os tipos de formação para o curso de Design de Interiores são bacharelado, pós-graduação, tecnólogo e técnico.