Trabalhar em um escritório ou ficar preso a uma rotina de 8 horas de serviço já não é mais tão atraente para a nova geração de profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho. Com a adesão ao trabalho remoto e outras modalidades, existem algumas profissões para quem gosta e precisa de horários flexíveis e que estão cada vez mais famosas.
Sobretudo, é uma possibilidade de trabalhar em diferentes ambientes, tirar um tempo do dia para realizar outras atividades e ter uma jornada de trabalho dinâmica. No geral, são carreiras que permitem trabalhar com base na demanda, e não em horas específicas ou contratos fixos. Saiba mais informações a seguir e conheça essas possibilidades.
7 profissões para quem gosta e precisa de horários flexíveis
1) Produtor de Conteúdo Digital
Os Produtores de Conteúdo Digital estão sempre em movimento, porque o trabalho de produção exige que eles estejam onde estão acontecendo eventos e acontecimentos relevantes. Como atuam com diferentes formatos, desde publicações em textos até vídeos e áudios, não ficam presos ao escritório.
Além disso, são pessoas que trabalham dentro de demandas específicas, de modo que podem organizar a própria agenda para realizar as atividades com mais flexibilidade. Ou seja, não há obrigação de seguir horários específicos, pois o que orienta as atividades são os calendários editoriais e de conteúdo.
2) Desenvolvedor Web
O Desenvolvedor Web é o profissional responsável por criar programas e sistemas para as plataformas digitais, desde sites até aplicativos. Nesse caso, a rotina é bem flexível porque há um contato maior com tecnologias do que clientes, uma vez que são os responsáveis pela execução dos projetos e não as etapas anteriores de prospecção.
Em alguns casos, podem ser chamados à empresa para solucionar problemas pontuais, e precisam ter uma agenda adaptável a essas emergências.
3) Recrutador de Recursos Humanos
Os recrutadores de Recursos Humanos costumam visitar universidades, laboratórios, instituições de ensino e eventos para identificar novos talentos para as organizações. Essa função prevê uma flexibilidade maior, pois pode organizar uma agenda de visitas e entrevistas que não siga o fluxo tradicional.
Com as tecnologias de comunicação, esses contatos estão sendo realizados à distância, com profissionais em diferentes fuso-horários e países. Por isso, não podem ficar presos a uma jornada de trabalho estática, pois precisam se adaptar à realidade dos candidatos e processos seletivos.
4) Design Gráfico
Os designers são profissionais que atuam no aspecto estético e funcional de plataformas, sistemas, aplicativos, sites e até mesmo produtos estáticos, como artes para redes sociais, produtos offline e muito mais. Como atuam sob demanda, podem fechar um pacote de projetos que precisam entregar e trabalhar em cima disso, cumprindo um prazo ou um calendário de atividades.
Sendo assim, esse profissional atua de maneira semelhante ao Produtor de Conteúdo Digital. Desde que entregue as demandas, pode descansar ou procurar outras atividades.
5) Cientista de Dados
Assim como o Desenvolvedor Web, o Cientista de Dados trabalha em contato com as informações e grandes bancos de dados. Como o profissional responsável por reunir, organizar, sistematizar e interpretar esse conteúdo, não é necessário estar presencialmente em um escritório ou trabalhar durante várias horas.
6) Gestor de Projetos
O Gestor de Projetos é quem cuida das equipes que estão desenvolvendo uma iniciativa ou um novo produto. Na função de gerenciamento, é quem designa as responsabilidades e acompanha o projeto, o que pode ser realizado à distância por meio de plataformas que ofereçam informações sobre o andamento dos trabalhos.
Além disso, o Gestor de Projetos é um profissional menos estático, pois precisa visitar clientes, contatar distribuidores, procurar novas parcerias e encontrar oportunidades no mercado.
7) Produtor de Eventos
Os produtores de eventos são profissionais que possuem uma carga horária flexível, de acordo com as demandas e projetos que estão desenvolvendo. Como são responsáveis pelo planejamento e execução, não ficam presos ao escritório e estão sempre visitando fornecedores, coordenando serviços e gerenciando equipes.
Normalmente, passam por períodos intensos de atividade na preparação de eventos, mas depois descansam ou ficam afastados no intervalo entre os projetos.