O primeiro passo para aumentar seu potencial cognitivo é entender que a inteligência não se restringe apenas à capacidade de resolver problemas científicos. Ela é uma habilidade complexa que se estende a várias esferas da vida.
Um verdadeiro gênio é capaz de lidar com conflitos de maneira brilhante, compreender suas emoções e as dos outros, e provocar mudanças duradouras em sua vida e na sociedade.
Além de trabalhar nessas competências interpessoais, é possível elevar o seu QI através de alguns truques embasados pela ciência.
Formas de aumentar o seu nível de inteligência
1. Aprenda um novo idioma
Aprender um novo idioma é um verdadeiro estímulo para o cérebro, ou seja, um fertilizante para a inteligência.
Um estudo conduzido no Centro Médico da Universidade de Georgetown revelou que pessoas bilíngues têm um maior volume de massa cinzenta nos lobos frontal e parietal.
Essas áreas estão envolvidas no controle executivo. A substância cinzenta é composta por células que não possuem mielina e sua função é processar informações e facilitar o raciocínio.
Por este motivo, ela tem sido associada à inteligência e à capacidade de resolver problemas.
2. Faça exercícios físicos
Andar, correr ou praticar corrida são excelentes maneiras de aumentar sua frequência cardíaca e melhorar sua saúde física. Mas sabia que essas atividades também têm benefícios para o cérebro?
Um estudo revelou que a aptidão cardiovascular está positivamente associada à inteligência. Na verdade, pode aumentar a inteligência verbal em até 50%.
Com efeito, pessoas que fazem exercícios cardiovasculares regularmente tendem a obter melhores resultados em testes cognitivos.
Em relação ao tipo de treino, foi percebido que enquanto a força muscular tem apenas uma associação fraca com a inteligência, caminhar é especialmente benéfico.
Isso porque aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, fornecendo os nutrientes e o oxigênio necessários para a função cognitiva.
3. Converse com um desconhecido
Do ponto de vista cognitivo, breves interações com outras pessoas podem aprimorar o desempenho em tarefas mentalmente desafiadoras.
Para respaldar isso, uma investigação da Universidade de Michigan apontou que ao conversar com um estranho, você tem a oportunidade de trocar ideias e informações novas.
Essa pessoa oferece uma perspectiva diferente, em contraste com as opiniões repetitivas que você pode obter de velhos amigos e conhecidos.
Caso você não encontre um desconhecido por perto para conversar, a leitura ou audição de um livro também é uma excelente maneira de estimular novas ideias.
4. Aprenda a tocar um instrumento
Tocar um instrumento regularmente pode alterar a estrutura do cérebro e aprimorar habilidades cognitivas.
Pesquisas indicam que a prática musical pode até aumentar o QI em até sete pontos tanto em crianças quanto em adultos.
Além disso, as habilidades musicais podem se transferir para outras áreas não musicais, como o processamento de informações auditivas.
No entanto, não basta apenas tocar a mesma música repetidamente. Para aumentar a inteligência por meio da prática musical, é necessário aprender ativamente como melhorar as habilidades musicais e progredir para níveis mais desafiadores.
5. Medite
Um estudo conduzido na Universidade da Califórnia revelou que pessoas que praticaram meditação por apenas uma hora por semana durante 3 meses apresentaram melhorias significativas nos testes cognitivos, superando até mesmo aquelas que seguiram um programa de treinamento cerebral.
Os neurocientistas também observaram que, nas pessoas que meditavam, houve uma melhora na comunicação entre diferentes áreas do cérebro, especialmente aquelas relacionadas à memória, atenção e comunicação.
6. Descanse o suficiente
Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que, quando exausta, a capacidade do córtex pré-frontal é reduzida pela metade devido à diminuição do fluxo sanguíneo nessas áreas do cérebro.
Isso resulta em dificuldade de concentração e tomada de decisões. Portanto, descansar adequadamente é uma estratégia inteligente para desenvolver a mente e aumentar a inteligência.
7. Fale sozinho em voz alta
Pode parecer uma mania estranha, mas falar sozinho pode aumentar o seu QI, segundo a ciência.
Psicólogos da Universidade de Illinois conduziram um estudo em que pediram a um grupo de pessoas que se motivassem enquanto resolviam anagramas, alguns mentalmente e outros em voz alta.
As pessoas que verbalizavam suas reflexões não apenas solucionavam mais anagramas, mas também se sentiam mais satisfeitas com seu desempenho.
Isso ocorre porque, ao traduzir o pensamento em palavras, é mais fácil encontrar soluções, especialmente em tarefas desafiadoras.