6 palavras realmente lindas da Língua Portuguesa que caíram em desuso

Quer aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, concurseiro? Fique por dentro das palavras da Língua Portuguesa que caíram em desuso.

As palavras da língua portuguesa que caíram em desuso não devem sair do radar do concurseiro que quer turbinar ainda mais os seus conhecimentos.

continua depois da publicidade

Afinal, esses termos, que já foram usados pelos nossos avós, revelam um pouco da cultura, história e identidade do povo brasileiro. 

Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou sete palavras da língua portuguesa que caíram em desuso e que possuem uma bela sonoridade.

Acompanhe-nos até o fim da leitura e conheça os termos que já foram usados no passado e fizeram parte do vocabulário de milhões de pessoas. 

continua depois da publicidade
Leia também

Palavras da língua portuguesa que caíram em desuso

1. Absolto

Essa palavra de origem latina é o sinônimo de “absolvido”. Significa quando uma pessoa é perdoada por alguém ou isenta de culpa pela justiça, caso tenha cometido alguma infração. Também pode remeter a “libertar” ou “desligar”.

  • Exemplo: O réu foi absolto do seu crime por falta de provas. 

2. Acartado

Mais uma das palavras da língua portuguesa que caíram em desuso. Esse termo tem origem do latim e remete a um profissional diplomado, habilitado ou qualificado para exercer uma determinada função. Significa “acreditar” ou “confiar”. 

continua depois da publicidade
  • Exemplo: O médico daquele conceituado hospital era acartado pela Universidade de Harvard. 

3. Anóveas

Mais uma das palavras da língua portuguesa que caíram em desuso e que tem uma bela sonoridade. Esse termo também tem origem latina e indica um valor nove vezes superior a uma determinada quantia ou tempo.  Significa “novena” ou “nono”. 

  • Exemplo: Mauro deveria pagar anóveas pelo crime brutal e sem sentido que cometeu no passado. 

4. Brunir

Você imagina qual é o significado dessa palavra, concurseiro? De origem francesa, “brunir” significa “passar”, “alisar” ou “polir”. Na verdade, a essência deste termo é “tornar brilhante” algum objeto. 

  • Exemplo: Marina fazia questão de brunir todas as suas peças de roupas antes de guardá-las no armário do quarto.

5. Cagalhota

Essa também é outra das palavras da língua portuguesa que caíram em desuso. Esse termo tem origem incerta e remete a uma mulher de baixa estatura e que tem o pescoço curto. Ou seja, “cagalhota” significa anã ou corcunda. 

continua depois da publicidade
  • Exemplo: A principal atração daquele famoso circo ambulante era a cagalhota, que cativava o público com suas brincadeiras. 

6. Graveza

Com uma bela sonoridade, essa palavra de origem latina é sinônimo de “gravidade”. Significa “seriedade” ou “importância” de uma determinada situação vivenciada por alguém.

  • Exemplo: Marcos, por não perceber a graveza da situação na qual estava envolvido, acabou sendo baleado na porta da boate durante a madrugada.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade