A gestão do tempo é essencial para equilibrar as demandas da vida pessoal e profissional. Trata-se de uma decisão estratégica que permite às pessoas estruturar, proteger e ajustar sua disponibilidade e produtividade diante de mudanças situacionais.
Ao gerenciar o tempo de maneira eficaz, podemos cumprir nossas responsabilidades, alcançar objetivos de trabalho e manter o bem-estar pessoal.
Além disso, esse hábito ajuda a evitar o estresse excessivo e a sensação de fracasso, contribuindo para uma melhor saúde psicológica.
Por isso, veja as principais estratégias apoiadas pela ciência para que você consiga fazer mais em menos tempo e organizar sua rotina da melhor forma.
6 estratégias para administrar seu tempo e ser mais produtivo
1. Organize seu ambiente de trabalho
Pesquisas indicam que o ambiente físico onde trabalhamos exerce grande influência sobre nossa performance.
Portanto, é essencial dedicar energia (e, talvez, algum investimento financeiro) para estruturar um local onde você possa ser mais produtivo.
O “ambiente de trabalho ideal” varia de pessoa para pessoa. No entanto, há algumas sugestões que você pode considerar:
- Foque na ergonomia: equipamentos adequados, como uma cadeira de escritório ergonômica, apoio lombar, suporte para os pulsos ou até óculos para bloqueio de luz azul, podem prevenir desconfortos durante o trabalho;
- Cultive uma planta: pode parecer estranho, mas ter uma planta por perto pode aumentar sua produtividade em até 15%. Estudos confirmam esse efeito positivo das plantas;
- Personalize seu espaço: coloque itens que lhe tragam alegria, como desenhos dos seus filhos ou uma fotografia de um momento feliz. Você passa horas sentado ali, então transforme o ambiente em um local agradável e estimulante.
2. Movimente-se
A atividade física é reconhecida como um dos mais eficazes estimulantes da produtividade. Estudos comprovam que a prática regular de exercícios pode elevar sua eficiência nas atividades cotidianas.
Além de aprimorar a concentração e o foco, também contribui para a diminuição do estresse, o incremento da energia e a melhoria do estado de ânimo, fatores que, por sua vez, impulsionam o desempenho.
A prática esportiva ainda pode fomentar a criatividade e o aperfeiçoamento das competências para solucionar problemas.
Logo, se você deseja ser mais produtivo e fazer mais em menos tempo, integrar exercícios à sua rotina diária pode ser uma excelente estratégia.
3. Faça pausas
Incorporar intervalos regulares na rotina de trabalho é essencial para manter a produtividade. Essas interrupções proporcionam um descanso necessário da rotina, permitindo um retorno ao trabalho com mais foco e disposição.
As pausas, breves ou extensas, devem ser frequentes para assegurar a manutenção do foco e do rendimento durante o dia.
Pesquisas indicam que a exposição prolongada a uma mesma atividade pode levar à habituação cerebral, reduzindo o registro de estímulos repetitivos.
Assim, intervalos ocasionais são benéficos para reativar a atenção dedicada à tarefa e melhor aproveitamento do seu tempo.
4. Cochile
Pode parecer estranho, mas cochilar durante o dia também pode auxiliar na performance e gestão do tempo.
Uma pesquisa realizada pelo MIT revelou que participantes que cochilaram entre 13h30 e 14h exibiram maior produtividade em comparação com aqueles que apenas fizeram uma pausa.
Caso tenha a oportunidade de repousar no ambiente de trabalho ou se trabalha remotamente, considere adotar um breve sono pós-almoço para conseguir fazer mais em menos tempo.
5. Faça as coisas mais difíceis pela manhã
Segundo o biólogo Christoph Randler, pessoas que são mais ativas e produtivas logo cedo pela manhã podem ter uma vantagem na realização de suas metas profissionais em comparação com aquelas que rendem mais à noite.
Em seu estudo, aproximadamente 400 estudantes universitários foram entrevistados, e observou-se que os indivíduos matutinos geralmente são mais proativos do que os noturnos.
Contudo, ainda não há um consenso sobre se a predisposição para acordar cedo é uma característica inerente ou se pode ser desenvolvida.
6. Elimine distrações
Distrações podem comprometer significativamente a eficácia no trabalho, e os smartphones são frequentemente identificados como os principais vilões nesse cenário.
Um estudo da Universidade do Texas-Austin constatou que a simples presença de um iPhone desligado na mesma sala pode reduzir as capacidades cognitivas básicas, como inteligência, memória e atenção.
Smartphones se tornaram mais do que meros dispositivos de comunicação; eles carregam um peso emocional significativo devido às memórias e valores associados a eles. Isso explica por que eles são tão distrativos.