5 sinais de que você já não é mais tão jovem assim

A juventude parece ter ido embora, concurseiro? Se essa é uma dúvida frequente da sua vida, confira alguns sinais de que você realmente já não é tão jovem assim.

Por mais que tenhamos a propensão de relacionar juventude a uma determinada faixa etária, a verdade é que não há um botão que faça com que uma pessoa, depois de certa idade, possa ser considerada adulta ou madura. Ainda assim, alguns sinais costumam indicar que uma pessoa já não é mais tão jovem.

continua depois da publicidade

Se você está nesse limbo entre juventude e maturidade, e ainda tem dificuldades para entender a própria história em termos de amadurecimento, veja, a seguir, alguns indícios claros de que seus tempos de juventude estão ficando para trás.

Cinco sinais de que você já não é tão jovem

Seus horários de sono mudaram?

Leia também

Foi-se o tempo em que você aguentava ficar acordado até tarde? Ou, então, dormir até meio-dia aos fins de semana já não faz mais sentido para você? Bem… Esse é um sinal claro de maturidade.

Nossa necessidade de sono é muito maior na infância e na adolescência, sabia? Depois, conforme ganhamos mais responsabilidades, como ir para a faculdade ou começar a trabalhar, começamos a dormir em horários “normais” e é por isso que pessoas maduras já estão caindo de sono às 22h e muitas vezes acordam às 06h30 sem a necessidade do despertador.

continua depois da publicidade

Ir para a balada já não é uma opção?

Quando passamos a valorizar mais nossos fins de semana em casa e esperamos ansiosos pela sexta-feira à noite para ver séries, pode saber que a juventude está mesmo ficando para trás.

Pessoas mais maduras costumam se incomodar com ambientes lotados, com música alta e quando estão em estabelecimentos que não têm lugar para sentar. Não significa que elas não curtem uma balada, mas frequentar esses locais se torna algo cada vez mais raro.

continua depois da publicidade

Você se reúne com os amigos para tomar café?

Se você e seus amigos mais próximos têm preferido um encontro vespertino para tomar café no sábado à tarde, e se as reuniões nos bares diminuíram consideravelmente, eis mais um clássico indício de que a maturidade está chegando e veio para ficar.

É comum, inclusive, que as conversas nos cafés abordem assuntos nostálgicos, como a época em que vocês se viam nos botecos e nas festas madrugada adentro. É… Não tem jeito: as coisas realmente mudam com o passar dos anos.

Você tem recebido mais convites para casamentos e batizados?

Pois é. Seus amigos (e talvez até você) estão se casando e tendo filhos. Num dia, vocês estão rindo na fila do cinema e, de repente, você está chorando no casamento daquela amiga querida.

continua depois da publicidade

Num dia, você está comprando um presente para aquela colega que fez 15 anos. De repente, está comprando roupinhas de bebê para o filho do seu amigo, que vai nascer em breve. Quando há mais casamentos e bebês do que festas, pode saber que a maturidade está chegando.

Teve uma noite de bebedeira? Então se prepare para uma longa ressaca

Se você resolver enfiar o pé na jaca e beber até o dia amanhecer na companhia dos amigos, prepare-se para um longo período de ressaca. É, a vida adulta tem seu preço: agora, não basta dormir até um pouco mais tarde e tomar água logo ao acordar. Nada disso.

As ressacas, depois que a juventude acaba, podem durar dias e comprometer seu corpo de um jeito tão intenso que, em um primeiro momento, você pode achar que está doente, gripado ou indo dessa para melhor. O jeito, então, é pegar leve na bebida, alternar um copo de vinho com dois de água e curtir a companhia dos amigos com mais sobriedade.

Lembre-se de que, apesar de a despedida da juventude parecer um momento triste, a verdade é que cada fase da vida, desde que nascemos até a velhice, tem seus encantos e seus perrengues.

Envelhecer é um processo natural do corpo humano, e se o simples fato de pensar ou falar a respeito desse assunto for o suficiente para que você sinta medo, pânico ou insegurança, a psicoterapia pode ser de grande ajuda!

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade