Neste ano de 2022 foram ativadas antenas 5G em todas as capitais do Brasil, passando a permitir a conexão entre bilhões de dispositivos e garantindo benefícios em diversos setores trabalhistas. De acordo com a Anatel, a tecnologia 5G será implementada em todos os municípios com população menor que 30 mil habitantes até o ano de 2029.
Em suma, segundo o Ministério da Economia, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a utilização do 5G nas empresas, startups e multinacionais pode chegar a R$ 101 bilhões até o ano de 2031. Isso pode gerar mais de 22,8 milhões de novas oportunidades de empregos no mundo até o ano de 2025. Veja a seguir 5 setores que serão mais afetados pela eficácia da tecnologia 5G no próximo ano.
Áreas que serão impactadas pelo 5G
1. Educação
A área da educação é considerada como um dos setores que mais adotou a tecnologia 5G nos últimos anos por meio da oferta de cursos de línguas estrangeiras, graduação, pós-graduação e outros cursos de especialização 100% digitais.
Com a pandemia de COVID-19, as aulas feitas em EaD com tecnologia digital se popularizaram ainda mais e com o 5G, a expectativa é de que cada vez mais sejam adotadas ferramentas digitais. Isso porque, o 5G trouxe uma conexão mais veloz e estável.
Ainda, será possível nos próximos anos, a realização de palestras ou eventos acadêmicos remotamente de forma muito mais efetiva e em alta resolução; trazer soluções com uso de inteligência artificial e realidade virtual, entre outros fatores que ajudam a fortalecer o ensino de qualidade no Brasil.
2. Imobiliário
O setor de imóveis também passará a ficar mais tecnológico com o uso do 5G. A nova tecnologia traz mais praticidade na troca de informações e transações imobiliárias.
Além disso, permite a criação de ambientes virtuais, novos meios de pagamento e blockchain por meio de uma melhor velocidade e alta conectividade.
3. Medicina
A área da saúde também é uma área que será positivamente muito afetada com a utilização da tecnologia 5G. Por meio dela, será possível que os médicos aperfeiçoem ainda mais suas técnicas e conhecimentos.
Com o 5G, será possível que os especialistas adotem ainda mais o uso da telemedicina, que já vem tendo uma crescente com a pandemia do COVID- 19. Nesse caso, com a telemedicina a realização de exames e procedimentos médicos ficarão mais rápidos devido à internet de alta velocidade. Ainda, haverá uma maior eficiência para efetuar agendamentos online e fazer teleconsultas.
4. Indústria
Os setores da Indústria também passarão por transformações com uso mais efetivo do 5G. Isso porque, haverá um aumento na automação das indústrias pelo melhoramento da conexão entre máquinas. Desse modo, esse é um ponto muito bom para as empresas, pois todo o processo de fabricação além de se tornar mais eficiente ficará mais lucrativo.
Além disso, com o uso da internet de alta velocidade oferecido pelo 5G, diversas áreas de uma indústria também serão melhoradas por meio do uso de novos dispositivos. Estes, serão capazes de reduzir os custos em longo prazo, como exemplo podemos citar a instalação de lâmpadas inteligentes ou o uso de robôs para realizar o atendimento de clientes.
5. Logística
Por fim, o uso da tecnologia 5G no setor de logística possibilitará um maior controle do estoque pela melhor conexão, assim como, o monitoramento em tempo real dos caminhões que transportam produtos por todo o Brasil serão melhor observados.
Contudo, através do 5G ainda será possível diminuir o número de falhas e acidentes nos transportes, pois com um monitoramento contínuo é possível identificar os problemas no veículo.