A flexibilidade de horário é um dos maiores atrativos para quem está em busca de um emprego. Quando se trata de fazer as próprias horas, o modelo de trabalho autônomo é um dos mais vantajosos: afinal, torna-se possível conciliar atividades profissionais com a vida pessoal e, na maioria das vezes, fazendo o serviço em casa. Atualmente, existem muitas posições em alta para quem deseja se tornar um autônomo.
Também conhecido como freelancer, o profissional autônomo trabalha sem vínculos empregatícios. A forma independente de trabalhar não costuma dar direito aos benefícios comuns do regime CLT, com carteira assinada. Mesmo assim, oferece flexibilidade, autonomia e escalabilidade, captando uma boa quantidade de clientes para a prestação de serviços de forma rentável.
Pensando nisso, confira abaixo 5 opções de profissões que estão em alta para autônomos, bem como informações pertinentes a respeito de cada uma.
5 profissões em alta para autônomos
1. Desenvolvedor de software
Atualmente, o setor de Tecnologia da Informação é um dos mais aquecidos do mercado de trabalho, resistindo até mesmo a cenários econômicos pouco favoráveis. Nesse sentido, o desenvolvedor de software é muito procurado, visto que desenvolve sistemas e aplicativos que podem melhorar o desempenho e os processos de uma empresa.
Este profissional costuma ser muito contratado pelo setor da indústria, de modo que o funcionário possa desenvolver soluções personalizadas para cada processo de produção.
2. Profissional de marketing digital
Com o crescimento do comércio eletrônico no país, encontrar profissionais da área do marketing digital tornou-se muito importante. Afinal, a maioria das empresas possuem contato online com os clientes, oferecendo serviços pela internet ou coletando opiniões divulgadas nas redes sociais.
Para isso, o profissional de marketing digital atua definindo a estratégia de comunicação e vendas na internet, seja nos websites, lojas online ou redes sociais. Da mesma forma, são eles que gerenciam anúncios publicados em plataformas digitais.
3. Consultor
Os consultores atuam em vários segmentos, como finanças, educação, vendas, marketing e recursos humanos. Eles costumam prestar serviços para empresas e organizações que necessitem de um olhar novo e independente no andamento dos negócios, e estes profissionais possuem boa experiência em sua área de atuação, tendo deixado empregos formais para se especializarem no formato autônomo.
4. Desenvolvedor mobile
O uso dos dispositivos e gadgets cresce exponencialmente em todo o mundo, visto que eles são capazes de resolver uma série de tarefas do dia a dia em poucos cliques em smartphones e tablets. Para isso, a procura por pessoas que saibam desenvolver aplicativos e plataformas para tais dispositivos segue alta.
Profissionais que dominem as linguagens de programação utilizadas para construir aplicativos voltados para sistemas operacionais populares do mercado, como iOS e Android, podem trabalhar bem como autônomos, construindo uma carreira rentável e dinâmica ao prestar serviço para empresas em busca de soluções para seus apps.
5. Produtor de conteúdo
Os produtores de conteúdo são os escritores, redatores, revisores e tradutores, que podem oferecer seus serviços criativos e técnicos para instituições em busca da construção da estratégia do marketing de conteúdo. Nesse sentido, a abordagem se baseia em produzir artigos e materiais escritos online para atrair a atenção do público, e esse tipo de divulgação fez com que os serviços de produção de conteúdo disparassem no mercado.
Deste modo, para quem possui amplo domínio da Língua Portuguesa e acompanha assuntos diversos da atualidade, a alternativa de carreira pode ser interessante como profissional autônomo.