5 plantas que não precisam de sol frequentemente

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, algumas plantas não precisam de sol frequentemente. Conheça aqui 5 delas.

Cada planta possui características que lhes são específicas, motivo pelo qual ao desejarmos cultivar alguma planta em casa, apartamento ou até mesmo no trabalho, precisarmos ficar atentos às suas especificidades. Uma das características que exigem a nossa atenção é em relação à de a planta ficar exposta ao sol frequentemente ou não.

É que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, algumas plantas não gostam da incidência direta de luz solar. Inclusive, existe até uma nomenclatura para elas: as plantas de sombra e meia-sombra. Caso essas sejam expostas ao sol de forma frequente, correm o risco de não crescerem e se desenvolverem de forma saudável.

Se você está pensando em cultivar plantas em sua casa, apartamento ou no trabalho, conheça, seguir, 5 plantas que não precisam de sol frequentemente. Confira também como cuidar de cada uma delas.

Conheça 5 plantas que não precisam de sol frequentemente

Leia também

1. Zamioculca

Uma das plantas que não precisa de sol frequentemente é a zamioculca. Considerada a planta da fortuna, essa espécie não necessita de iluminação constante, tampouco de manutenção diária. Isso porque, a zamioculca é uma planta resistente e somente precisa de regas esporádicas, uma vez que consegue armazenar água em sua estrutura.

2. Jiboia

A jiboia é uma planta que pode ficar à meia-sombra, sendo uma ótima opção para ser cultivada em ambientes internos. Ela se caracteriza por ter folhas com cores esverdeadas ou amareladas que lembram o formato de coração.

A depender do vaso escolhido para o seu cultivo, a jiboia pode ser uma planta pendente ou trepadeira. Quando cultivadas em vasos pequenos, ela cresce no sentido do chão, criando cachos que podem alcançar até 1,20m de comprimento. Já em recipientes maiores ou se cultivadas diretamente no solo, a jiboia pode crescer como uma trepadeira.

Apesar de não precisar da luz solar frequentemente, a jiboia cresce a partir do estímulo da luz natural indireta. Ela pode ser disposta próxima às janelas ou em varandas.

3. Violeta

A violeta é uma planta que se desenvolve de forma saudável à luz indireta, não necessitando, portanto, do sol frequente. Na verdade, a violeta adora uma luminosidade, mas deve ficar longe da incidência direta da luz solar, para que suas flores e folhas não queimem. Uma dica interessante é deixá-la próxima às janelas.

A violeta pode ser cultivada em vaso ou até mesmo no chão. Ela não gosta de regas frequentes. O ideal é deixar o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

4. Lírio-da-paz

Outra planta que não precisa de sol frequentemente é o lírio-da-paz. A planta, que chama a atenção pela sua beleza, é do tipo meia-sombra. Isso significa dizer que ela pode ser cultivada em ambientes internos ou externos, desde que bem iluminados, mas sem incidência de luz solar direta.

O lírio-da-paz não necessita de regas frequentes. A planta somente deve ser regada quando o solo estiver seco. O truque é manter o solo úmido, evitando deixa-lo encharcado.

5. Antúrio

O antúrio é mais uma planta que não necessita da luz solar com frequência. Conhecida por suas belas flores, a planta deve ficar à meia-sombra, em ambientes com boa luminosidade, mas sem incidência de luz solar direta. O antúrio não exige manutenção frequente. Ele deve ser regado, em média, três vezes por semana. Mas, cuidado. O solo onde ele é cultivado deve ficar úmido, mas nunca encharcado.