Por mais que você esteja estudando à beça para as provas do concurso, é necessário desenvolver algumas habilidades comportamentais, para que a sua vida seja mais gratificante. Afinal, se transformar numa pessoa melhor é uma atitude inteligente.
Por isso, selecionamos cinco dicas sobre como o concurseiro pode se tornar uma pessoa melhor no dia a dia. São ações simples, mas de grande eficácia, se forem colocadas em prática com sabedoria. Confere aí.
Veja as maneiras de ser uma pessoa melhor todos os dias
1. Encontre o equilíbrio entre suas demandas e as dos outros
Para qualquer concurseiro se transformar numa pessoa melhor, ele precisa (e deve) encontrar o equilíbrio perfeito entre as suas necessidades e as demandas alheias. Olhar somente para o seu próprio umbigo está longe de ser saudável.
Mesmo que você esteja estudando com empenho para as provas do concurso e precisa que os outros moradores da casa cooperem e façam silencio, é preciso que também haja uma reciprocidade da sua parte quando alguém precisar da sua colaboração, entende?
É claro que você tem os seus objetivos e, por consequência, suas demandas. Mas lembre-se de que deve haver o equilíbrio ideal entre aquilo que você precisa e o que os outros precisam. Um concurseiro egoísta não vai se transformar numa pessoa melhor.
2. Esteja disposto a escutar e não apenas falar
Se você realmente deseja se transformar numa pessoa melhor, esteja sempre disposto a escutar o que os outros têm para lhe dizer. Praticar a escuta ativa, muitas vezes, pode ser bastante útil e até evitar brigas e discussões sem a mínima necessidade.
Suponha que você esteja estudando para as provas do certame. Às vezes, um sábio conselho de um familiar ou até mesmo de um amigo mais próximo, pode ser de grande valia para o concurseiro. Por isso, jamais tape os seus ouvidos para os outros, pois essa atitude não é saudável.
Mesmo que você seja o tagarela da família ou da turma do cursinho preparatório, esteja disposto a escutar mais e evite falar pelos cotovelos. É possível aprender ou evitar muita dor de cabeça apenas escutando o que os outros têm para nos dizer.
3. Tenha cuidado com as palavras e seja empático
Outra dica valiosa para o concurseiro se transformar numa pessoa melhor é ser comedido com as palavras, já que elas têm uma força incrível. Por mais que você esteja com os nervos à flor da pele por causa dos estudos para as provas do concurso, tome cuidado com aquilo que fala.
Lembre-se de que as palavras pronunciadas jamais voltam e podem ser marcantes para quem as escuta. Por isso, é fundamental que o concurseiro tenha empatia pelo próximo, independentemente das circunstâncias.
Está estressado por causa do seu cronograma de estudos? Pense mil vezes antes de falar algo que possa ferir alguém. Afinal, ninguém tem culpa pelas suas opções. Dessa forma, deixe a empatia fazer parte da sua vida e analise se aquilo que vai falar pode agregar valor na vida de uma pessoa.
4. Ser uma pessoa melhor: faça o certo mesmo que ninguém esteja fazendo
Essa dica pode até ser complicada de ser colocada em prática, principalmente em determinados contextos da nossa vida. Para o concurseiro se transformar numa pessoa melhor, ele precisa se pautar por aquilo que é o correto, mesmo que ninguém faça isso.
Por exemplo, suponha que a maioria dos seus colegas estejam colando descaradamente nas provas dos simulados do cursinho preparatório. Você vai fazer o mesmo, concurseiro? Claro que não, já que isso não vai deixar a sua aprovação mais perto.
Mesmo que o professor não esteja vendo, lembre-se de que, em um concurso público, se te pegarem colando ou com qualquer atitude suspeita que remeta a isso, é desclassificação sem choro nem vela. Por isso, faça sempre o certo, mesmo que as outras pessoas não façam.
5. Tenha mais autoconhecimento e faça terapia
Para o concurseiro se transformar numa pessoa melhor, desenvolver o autoconhecimento é sempre uma atitude sensata. Quando nos conhecemos melhor, podemos ter mais controle emocional e, acima de tudo, sabemos reconhecer as nossas qualidades e fraquezas.
Aquele candidato que tem um maior nível de autoconhecimento, tem muito mais chances de ser aprovado em qualquer certame, já que ele se conhece mais e consegue gerir melhor as suas emoções e sentimentos. Afinal, nervosismo e ansiedade na hora das provas, pode ser bem complicado.
As terapias também podem ajudar muito. Por isso, se você quer se transformar numa pessoa melhor e ser aprovado no concurso, não hesite em procurar ajuda profissional. Isso é sinal de força e coragem da sua parte.