Fazer faxina não é a atividade mais prazerosa do mundo para a maioria das pessoas, mas é necessário para manter a higiene da residência. Neste contexto, existem cinco lugares de sua casa que você deveria limpar todos os dias.
No geral, são cuidados fundamentais para evitar a proliferação de vírus e bactérias prejudiciais à saúde. Portanto, uma limpeza profunda e mais atenta é também uma estratégia de prevenção.
Quais são 5 lugares de casa que você deve limpar diariamente?
1. Banheiros
Esse é principal cômodo quando se pensa em limpeza profunda, pois é onde se concentram mais microorganismos. Em especial, é um ambiente que possui a temperatura e umidade propícia para eles se reproduzirem.
Além disso, o uso frequente por parte dos moradores auxilia na proliferação de organismos prejudiciais. E não está limitado a limpar somente o chão e a pia, porque se deve ter uma atenção maior ao box e a privada.
A recomendação dos especialistas é sempre utilizar antibactericidas, como a água sanitária, por exemplo. Contudo, tome cuidado com as misturas e receitinhas, porque podem te causar mal-estar enquanto limpa.
2. Pia da cozinha
Em um esquema semelhante ao do banheiro, a necessidade de limpar a pia da cozinha inclui o preparo diário dos alimentos. É na pia que ficam os restos de comida, líquidos e utensílios principais.
Para mantê-la higienizada e evitar qualquer acidente indesejado, é necessário lavar a louça do dia e não deixar acumular para o dia seguinte. Como consequência, pode-se combater as contaminações oportunistas.
Mais do que lavar a louça, inclua na sua rotina guardá-la também, sempre verificando se estão secas. Para limpar a cuba da pia, um bom detergente e uma esponja potente fazem o serviço com qualidade.
3. Mesas
Seja a mesa de jantar ou a do escritório, as mesas são focos de bactérias e vírus. Isso porque qualquer tipo de superfície usada com frequência cria espaço para os germes se reproduzirem.
Lembre-se: basta uma gota de suor ou a umidade da palma da mão para que os microorganismos apareçam. Por conta disso, deve-se limpar as superfícies com frequência, de preferência diariamente.
Nesse processo, você pode usar um pano com um limpador específico, como um produto multi uso. De vez em quando, faça uma limpeza mais pesada com a ajuda de esponja, detergente e antibactericidas.
E observe também o tipo de mesa que está limpando. Cada material requer um tratamento específico.
4. Eletrônicos
Não parece, mas os eletrônicos são um dos lugares favoritos dos vírus e bactérias. Devido ao contato constante com suas mãos, rosto e vestimentas, o atrito cria oportunidades para os germes invadirem.
Tanto é que os dispositivos móveis e os computadores carregam 400 vezes mais bactérias do que um assento sanitário comum. Essa informação é resultado de um estudo da Universidade do Arizona, feito em 2017.
Para limpá-los diariamente, não basta um paninho com água. Você precisa do apoio de germicidas para realizar toda a desinfecção e descontaminação desses dispositivos.
Se preferir, procure por produtos específicos para a limpeza de eletrônicos. É possível encontrar também lenços umedecidos especiais que não afetam a funcionalidade desses aparelhos.
Faça a limpeza no seu telefone, computador, teclado, mouse e também no seu fone de ouvido. Muitas pessoas ignoram essa rotina porque estão acostumados a usá-los com frequência.
5. Alças e maçanetas
Com certeza, um dos lugares onde mais colocamos as mãos são as maçanetas. Seja a maçaneta da porta, alça da geladeira, manete do micro-ondas e até os puxadores das gavetas, o contato é frequente ao longo do dia.
O que acontece é que a maioria das pessoas não lembra dessas peças na hora de fazer faxina. Não é somente sobre limpar para retomar o brilho, porque deve-se realizar uma higienização mais profunda.
Experimente incluir na sua rotina de limpeza e organização diária dos cômodos passar um pano com antibactericida nesses pontos. A partir desse cuidado, você se previne de levar a mão contaminada para o rosto ou boca.