Saúde: veja 7 consequências negativas de beber pouca água

A água é essencial para o funcionamento do corpo. Portanto, se consumirmos pouca quantidade desse líquido, a nossa saúde sofrerá consequências. Conheça aqui 7 delas.

A água é essencial para o pleno funcionamento do corpo, afinal o nosso organismo é formado por 70% desse líquido. Quando ingerimos em quantidade suficiente, a água traz diversos benefícios à nossa saúde, como a melhora na circulação sanguínea, ajuda na absorção de nutrientes, regula a temperatura corporal, transporta nutrientes e oxigênio através das células, e entre tantos outros.

continua depois da publicidade

Agora, quando não consumimos diariamente a quantidade de água adequada ao nosso corpo, ele sofre com uma série de consequências negativas. A desidratação é capaz de afetar o organismo como um todo. Prepare a sua garrafinha com água e veja, a seguir, sete dessas consequências.

7 consequências negativas de beber pouca água

1. Mau hálito

Leia também

Uma das consequências negativas de beber pouca água é mau hálito. Quando se bebe pouca água, bactérias se proliferam com mais facilidade. Além disso, o fluxo salivar diminui, causando o aumento do acúmulo de alimentos entre os dentes, o que, por sua vez, provoca o mau hálito e também favorece o aparecimento de cáries.

2. Constipação

A constipação, ou prisão de ventre, é causada por alguns fatores, sendo um deles a pouca ingestão de líquidos. Os líquidos, como a água, auxiliam na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, promovendo o trabalho regular do intestino.

continua depois da publicidade

Quando se bebe pouca água, o corpo acaba absorvendo água do bolo fecal no intestino e, como consequência, as fezes ficam ressecadas. Essas, por sua vez, encontram dificuldade de passar pelo intestino, a velocidade do trânsito intestinal diminui e, com isso, há uma maior reabsorção de água. E assim segue o ciclo vicioso.

3. Envelhecimento precoce

Os órgãos do nosso corpo são compostos por células, que têm grandes quantidades de água em sua composição. Se consumimos pouca água, a pele, que é o maior órgão do corpo humano, fica desidratada, perde sua sustentação e consistência, o que a deixa flácida e sem viço. Todos esses problemas podem provocar o envelhecimento precoce da pele.

continua depois da publicidade

4. Perda do desempenho cognitivo

O nosso cérebro é formado por cerca de 85% de água. Por esse fato, quando não há a ingestão de água adequada, o órgão perde sua capacidade de funcionar plenamente por conta da falta de líquido. A desidratação pode causar a perda de memória e de concentração, por exemplo.

5. Pedra nos rins

Outra consequência negativa de beber pouca água é o aparecimento de pedra nos rins. O líquido é fundamental para que os rins consigam desempenhar sua função de filtrar o sangue para eliminar as impurezas do organismo através da urina.

Quando no nosso organismo não há água suficiente, o órgão concentra a urina formando uma espécie de reservatório. Na urina é possível encontrar cristais, que, quando acumulados, se transformam em pedras, podendo se concentrar nos rins e também na bexiga.

continua depois da publicidade

6. Dor de cabeça

A dor de cabeça também é um efeito negativo do pouco consumo de água. Inclusive, ela é um dos principais sinais de que o nosso corpo está desidratando. Quando no organismo há água insuficiente, o fluxo sanguíneo diminui, o que impede a circulação de oxigênio nas extremidades do corpo. O cérebro, por sua vez, também deixa de receber oxigênio e, por consequência, seus vasos sanguíneos, dilatam, inflamam e ficam inchados, provocando as dores de cabeça.

7. Retenção de líquido corporal

A retenção de líquido corporal ocorre quando a água se acumula em excesso dentro dos tecidos do organismo, o que provoca inchaço em determinadas partes do corpo ou até mesmo nele todo. Um dos fatores que causam esse acúmulo excessivo de água nos tecidos do organismo é o pouco consumo de água. Isso porque, quando ingerimos líquidos, a água acumulada é drenada e, por consequência, os inchaços diminuem.

Afinal, qual é a quantidade de água adequada ao nosso corpo?

Com certeza você já deve ter escutado ou lido que devemos consumir diariamente de dois a três litros de água. No entanto, essa quantidade não é válida para todos os corpos.

Para descobrir qual é a quantidade de água adequada a cada pessoa, especialistas recomendam a realização de um cálculo: multiplicar o peso corporal por 35 ml. Por exemplo, se uma pessoa pesa 54 kg, a quantidade de água necessária por dia será de 1 litro e 890 ml.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade