Falar sobre produtividade é simples, porém, na prática pode ser bastante difícil. Talvez você tenha muitos e-mails acumulados para ler, ou uma pilha de documentos para organizar, que já está se transformando no ‘Monte Everest’.
Muitas vezes demoramos a concluir uma tarefa porque nos sentimos cansados ou sobrecarregados.
Neste caso, o melhor é recorrer a conselhos científicos que nos ajudem a ser mais produtivos e a dar o nosso melhor no trabalho e nos estudos.
5 técnicas de produtividade comprovadas pela ciência
1. Durma bem
O descanso é fundamental para ser mais produtivo. Um estudo na revista Nature mostrou que a falta de sono pode prejudicar nossa concentração, dificultar a tomada de decisões e nos fazer reagir mais devagar.
Isso pode afetar bastante nossa produtividade. Por este motivo, é essencial ter um horário regular de sono e dormir de 7 a 9 horas por noite.
Além disso, seguir algumas dicas para melhorar a qualidade do sono, como evitar luzes brilhantes e barulhos intensos, também pode ajudar.
2. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo
Um estudo da Universidade de Londres mostrou que fazer várias coisas ao mesmo tempo pode prejudicar o seu cérebro tanto quanto passar uma noite sem dormir.
Com efeito, isso pode reduzir a produtividade devido à diminuição das habilidades intelectuais, resultando em uma diminuição do QI em até 10 pontos.
Além disso, ao realizar mais de uma tarefa, as pessoas podem liberar cortisol, substância que acelera o estresse.
O recomendado, portanto, é fazer uma lista de tarefas, ordená-las e colocar em primeiro lugar aquelas de maior prioridade.
Em seguida, complete-as uma por uma, com intervalos entre as tarefas para evitar cansaço e estresse.
3. Pratique esportes
Outra forma de aumentar a produtividade é se exercitar. Isso pode parecer estranho, já que o cansaço nos deixa menos motivados.
Porém, há pesquisas que mostram que praticar esportes ou simplesmente fazer exercícios pode aumentar a produção de neurotransmissores como dopamina e serotonina, que ajudam na concentração.
Além disso, a atividade física ajuda a diminuir o estresse e a fadiga mental, o que nos deixa mais relaxados durante o trabalho.
4. Anote manualmente todas as suas tarefas e ideias
Para ser mais produtivo, registre todas as coisas que você precisa fazer e as ideias que tiver durante o trabalho ou estudo.
Escrever ajuda você a lembrar melhor das coisas por mais tempo. Contudo, você precisa fazer isso usando caneta e papel em vez de digitar no computador.
Um estudo do Journal of Educational Psychology revelou que isso ajuda na hora de resumir ideias e analisar informações de forma mais eficaz.
5. Acorde com música
Por fim, uma pesquisa feita na Universidade de Miami pelo DeskTime descobriu algo interessante: funcionários que ouvem música tendem a trabalhar mais horas.
Mas por que isso acontece? Bem, existem algumas razões. Primeiro, a música pode nos dar mais energia e nos deixar mais animados enquanto nos concentramos no trabalho.
Além disso, ouvir música pode ajudar a reduzir o estresse e manter o foco. E quando estamos de bom humor por causa da música, tendemos a ser mais produtivos.
No entanto, há um detalhe importante: para colher esses benefícios, é preciso escolher a música certa na hora certa.
Conforme, David Greenberg, um psicólogo da Universidade de Cambridge, uma ótima música para começar o dia é “Viva la Vida” do Coldplay.
Isso porque ela começa suavemente e vai ganhando ritmo, o que ajuda a recarregar as energias.
Sua letra também é otimista, o que nos faz pensar positivamente. E o ritmo da música varia de 100 a 130 batidas por minuto, sendo muito estimulante para o cérebro.