O mercado de trabalho atual exige que as pessoas tenham diversas qualificações e experiências. É necessário estar sempre atualizado, seja fazendo cursos técnicos ou até mesmo de graduação, independentemente da idade, mesmo que você já tenha passado dos 40 anos.
Existem algumas áreas que buscam com mais frequência trabalhadores que já tenham ultrapassado a casa dos 40 anos. Embora ainda haja espaço para essa faixa etária, também existem muitos preconceitos e dificuldades para este grupo.
Dessa forma, é preciso acompanhar as tendências exibidas pelo mercado de trabalho e procurar maneiras de se reinventar, buscando formas diferentes de adquirir conhecimento. Por isso, elaboramos uma lista com 5 cursos técnicos para fazer depois dos 40 anos.
5 cursos técnicos para fazer depois dos 40 anos
Voltar aos estudos após um longo tempo é uma tarefa difícil e nem sempre prazerosa, se for feita simplesmente pela obrigação de se recolocar no mercado de trabalho. Inclusive, com as exigências cada vez maiores, é necessário estar atento ao que é pedido em processos seletivos.
Existem algumas opções para quem deseja enveredar-se pelos caminhos de um curso técnico. Hoje em dia, algumas áreas inclusive estão se abrindo mais e contratando pessoas que já passaram dos 40 anos, justamente para trazer mais experiência ao time.
Confira a lista de algumas opções de cursos técnicos para fazer depois dos 40 anos:
1 – Gastronomia
Para cozinhar não existe idade e o talento é uma virtude bem particular. Uma boa alternativa para pessoas que já passaram dos 40 anos é o curso técnico de Gastronomia. Existem diversas escolas espalhadas pelo Brasil que ofertam esse curso anualmente.
As aulas são totalmente práticas e favorecem pessoas com mais experiência, que podem se utilizar de alguns conhecimentos adquiridos na cozinha ao longo dos anos. Afinal, como já diz o próprio ditado “panela velha faz comida boa”.
2 – Técnico em Enfermagem
Esse curso técnico é uma ótima escolha para aqueles que desejam ingressar na área de saúde. Ao cursar o técnico em Enfermagem, o profissional se qualifica em uma formação rápida e bastante valorizada no mercado de trabalho.
O profissional qualificado com esse curso pode atuar em diversas frentes. O trabalho em hospitais possibilita que o técnico em enfermagem possa auxiliar em procedimentos cirúrgicos e atuar em serviços de urgência.
3 – Técnico em Logística
Com a área de logística enfrentando um momento próspero, a demanda por esse tipo de profissional cresce de maneira rápida. Ao concluir o curso técnico em Logística, o profissional se vê apto a ser responsável pelo suprimento de todas as necessidades que existem em uma organização.
Dessa forma, o técnico de logística fica a cargo de planejar e administrar a organização de estoque, estabelecendo o fluxo de mercadorias em estabelecimentos comerciais e industriais. Uma grande responsabilidade que afeta todo o funcionamento logístico de todas as empresas.
4 – Técnico em soldagem
Este profissional é responsável por planejar e fazer a supervisão, a partir de inspeções, da qualidade na execução de soldagem em estruturas metálicas, por exemplo. Cabe a ele respeitar os procedimentos padrões e normas técnicas de segurança e de meio ambiente.
5 – Técnico em segurança do trabalho
Uma área que vem ganhando notoriedade no mercado de trabalho é a de Segurança no Trabalho, principalmente entre pessoas que já passaram dos 40 anos. O profissional que se dedica a esta área é responsável por supervisionar a eficácia da aplicação de medidas em atividades de uma empresa que garantam a segurança total de seus colaboradores.