A forma com que você começa o dia dita o ritmo das horas seguintes, e isso é comprovado cientificamente. Para ter uma rotina perfeita pela manhã, você precisa aplicar pelo menos quatro hábitos simples no seu cotidiano.
No geral, são ações que demandam pequenas mudanças, mas fazem toda a diferença no seu nível de disposição. Além disso, foram estudadas e analisadas por cientistas para comprovar a efetividade. Entenda mais a seguir.
Quais são os hábitos simples para ter uma rotina matinal perfeita?
1. Não comece o dia mexendo no celular
Consultar as redes sociais, aplicativos de conversa, notícias na internet e até o próprio e-mail no começo do dia é um tiro no pé. Isso porque você pode prejudicar a sua saúde mental, desempenho cognitivo e foco logo cedo.
Uma pesquisa da Universidade de Gotemburgo na Suécia revelou que quanto mais tempo você fica no telefone, mais suscetível aos males de estresse, ansiedade e fadiga você se torna. Tudo isso por conta do excesso de informações.
Ainda que se informar e estar conectado seja importante para a vida pessoal e profissional, a moderação também precisa fazer parte do processo. Por isso, não comece o dia mexendo no celular antes mesmo de sair da cama.
Experimente acessar as redes sociais enquanto espera o café da manhã ficar pronto, e prefira outros meios tecnológicos. Ao invés de ficar preso aos aplicativos, tente ouvir um podcast de notícias ou até a rádio.
2. Acordar sempre no mesmo horário
O uso regular de despertadores te auxilia a programar o seu ritmo circadiano, que funciona como um relógio biológico. Como consequência, você consegue aumentar a sua produtividade, regular o sono e descansar direito.
Essa é uma excelente maneira de começar os dias, mas tome cuidado para não cair na armadilha do botão soneca. Sempre que você ativa essa função e volta a dormir, você está afetando a sua rotina de sono.
Um artigo da Universidade de Estocolmo em parceria com outros institutos analisou como os alarmes intermitentes afetam o organismo. A pesquisa focou nos efeitos na cognição, nível de cortisol e humor.
Acima de tudo, dormir bem te auxilia a reduzir a dependência da cafeína logo de manhã, melhorando também o humor e todo o funcionamento do organismo. Assim, você consegue ter um desempenho melhor nas atividades.
3. Fazer uma pequena meditação
Uma pesquisa da Universidade de Cambridge analisou os efeitos positivos da meditação no combate da ansiedade e do estresse. Mais especificamente, a análise comparou a meditação com as técnicas terapêuticas de relaxamento.
Além de reduzir o nível de cortisol no organismo, a prática da meditação auxilia no combate dos sintomas da depressão, ansiedade e até alivia as dores crônicas. Sendo assim, alguns minutos no começo do dia fazem diferença.
Você não precisa começar com imersões de muito tempo, pois as práticas de 5 a 10 minutos por dia já trazem incontáveis benefícios. Para começar, foque na sua respiração ou experimente meditações guiadas.
4. Escrever a sua lista de tarefas
Começar as atividades do dia escrevendo tudo que você precisa entregar e deseja realizar te dá uma perspectiva mais ampla sobre o que precisa ser feito. Ademais, é comprovado cientificamente que isso te torna mais produtivo.
Um estudo feito pelo professor Gail Matthews, do Instituto de Psicologia da Universidade Dominicana, revelou que a escrita potencializa a execução das tarefas. Para alcançar os resultados, foram entrevistadas 270 pessoas distintas.
A partir dos questionários e testes aplicados, concluiu-se que escrever a lista de tarefas aumenta a sua chance de conseguir realizá-las em 42%. Isso tudo porque escrever as tarefas reduz significativamente o estresse de realizá-las.