2 eclipses ainda devem acontecer neste ano; veja datas oficiais

Confira as datas dos próximos eclipses solares e lunares que o mundo testemunhará em 2024, e onde poderão ser vistos.

Este ano, os entusiastas da astronomia podem desfrutar de impressionantes fenômenos astronômicos, entre os quais se destacam quatro eclipses solares e lunares.

O primeiro ocorreu no dia 25 de março, e todo o continente americano pôde observar um eclipse lunar penumbral.

O segundo foi um eclipse solar e aconteceu no dia 8 de abril. Com duração de 4 minutos, foi visível apenas na América do Norte.

Ele iniciou sua transição no Oceano Pacífico Sul e cruzou o México, os Estados Unidos e o Canadá. Além desses, outros dois eclipses ainda devem acontecer neste ano.

Leia também

Quando serão os próximos eclipses?

Eclipse lunar parcial (17-18 de setembro)

Durante o eclipse lunar parcial, observamos um aumento e diminuição da sombra terrestre sobre a Lua, que não chega a ser totalmente encoberta, mas sim parcialmente, como se uma “fatia” fosse sombreada.

Este evento astronômico está previsto para acontecer nos dias 17 e 18 de setembro, com aproximadamente 3,5% da superfície lunar sendo afetada pela sombra.

Será possível visualizar o eclipse em regiões como Europa, a maior parte das Américas, Ártico, Antártida, África e Ásia.

Além disso, a Lua cheia deste período será uma Superlua, o que significa que ela parecerá 7,8% maior e 15,6% mais luminosa do que a média das luas cheias.

Eclipse solar anular (2 de outubro)

Espera-se que o eclipse solar anular, com uma duração aproximada de sete minutos, seja visível principalmente no Chile e na Argentina.

Outros países como Bolívia, Paraguai, Uruguai e Antártica também poderão testemunhar o fenômeno, embora de maneira parcial.

No Brasil, sua visualização estará limitada à região centro-sul do país, quando os observadores poderão ver o sol “mordido” pela lua.

Este tipo de eclipse acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, mas está em um ponto distante em sua órbita, fazendo com que pareça menor do que o Sol visto da Terra.

Assim, a Lua não consegue cobrir completamente o Sol, deixando um anel luminoso ao seu redor. No evento de outubro, a Lua se apresentará como um disco escuro centralizado sobre um disco solar mais brilhante e maior, criando o espetacular “anel de fogo” ao redor dela.

Para uma observação segura do fenômeno, é essencial o uso de óculos de proteção especializados. A NASA alerta que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada, pois isso pode resultar em danos graves aos olhos.

Eclipses em 2025

Em 2025, os entusiastas de eventos celestiais podem esperar os seguintes eclipses:

  • 29 de março: um eclipse solar parcial estará visível em várias regiões, incluindo Europa, Norte da Ásia, Norte/Oeste da África, a maior parte da América do Norte e Norte da América do Sul, bem como sobre o Atlântico e o Ártico;
  • 21 de setembro: outro eclipse solar parcial ocorrerá, visível no Sul da Austrália, Pacífico, Atlântico e Antártica;
  • 13 a 14 de março: um espetacular eclipse lunar total, ou 'Lua de Sangue', poderá ser observado. Ele será visível praticamente em todos os continentes, e também no Brasil;
  • 7 a 8 de setembro: um segundo eclipse lunar total do ano será visível em muitas regiões, como Europa, Ásia, Austrália, África, Oeste da América do Norte, Leste da América do Sul, Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Apesar de nem todos esses fenômenos poderem ser vistos do Brasil, é possível acompanhá-los ao vivo através das redes sociais da NASA.