Você já percebeu a velocidade com que o mundo está mudando? Para se ter uma ideia, alguns serviços que não existiam pouco tempo atrás, hoje são praticamente indispensáveis. E tais transformações provocadas pelos constantes avanços tecnológicos também se aplicam ao mercado de trabalho, onde algumas funções estão caindo na obsolescência ou sendo realizadas por máquinas. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 15 profissões que podem desaparecer do mercado.
Se você pretende investir em uma área que seja promissora e que tenha demanda de trabalho no futuro, não deixe de ler até o final. Todos os cargos citados abaixo podem se tornar obsoletos, já que a tecnologia chegou de vez para ficar. Confira.
Profissões que podem desaparecer do mercado
1) Operador de Telemarketing
Operadores de Telemarketing podem estar com os dias contados, já que a tecnologia, aos poucos, está substituindo esses profissionais. Modernos softwares de gestão de atendimento a clientes via telefone, como a URA (Unidade de Resposta Audível) podem realizar, com a máxima eficiência, o trabalho.
2) Vendedor
Outra das profissões que devem desaparecer do mercado em breve. Você já reparou que a maioria das lojas físicas estão migrando para o ambiente virtual? E isso se traduz em cada vez menos vagas de trabalho para Vendedores, no futuro. Afinal de contas, um site de e-commerce tem um alcance muito maior e dá menos despesas para o empreendedor.
3) Arquivista
Essa também é mais uma das profissões que devem desaparecer do mercado. O Arquivista já viveu sua era de ouro nos anos 1980 e 1990. Mas depois dos avanços tecnológicos, não existem mais aqueles arquivos físicos de documentos importantes dentro das empresas. Tudo é armazenado no ambiente da nuvem, com toda segurança.
4) Profissões que devem desaparecer do mercado: Analista de Crédito
Essa função também viveu o seu ápice décadas atrás. Mas, pouco a pouco, os softwares revelaram ser mais eficientes e baratos do que os profissionais, já que podem desempenhar a função de Analista de Crédito com mais eficiência, rapidez e menos chances de erros.
5) Caixa de Supermercado
Essa profissão, por ter uma rotina repetitiva, também pode ser facilmente substituída por robôs, no futuro próximo. A tecnologia já evidenciou que as máquinas podem fazer cálculos, identificar preços, receber valores dos clientes e até dar o troco para os mesmos. E isso pode fazer essa função se tornar obsoleta daqui a alguns anos.
6) Atendente
Pensou em profissões que devem desaparecer do mercado? Essa não pode faltar. Muitas empresas já estão fazendo uso da tecnologia para oferecer atendimento personalizado aos seus clientes. Alguns softwares já cumprem essa função com a máxima eficiência. E o melhor de tudo: 24 horas por dia.
7) Porteiro
Esse profissional ainda pode ser visto por aí, mas essa profissão está em decadência e também pode desaparecer. A tecnologia já mostrou que os robôs podem realizar tarefas rotineiras e repetitivas, com chances mínimas de erros. Hoje em dia, já existem programas que controlam a entrada e saída de pessoas de edifícios ou empresas.
8) Agente de Seguros
Você sempre quis se tornar um Agente de Seguros? Essa profissão pode cair na obsolescência em pouco tempo. Diversos sites já contam com a tecnologia chatbot, que pode substituir perfeitamente esse profissional. Ou seja, todas as atividades dele poderão ser realizadas com o uso da Inteligência Artificial.
9) Operador de Máquinas
Quando se fala em profissões que devem desaparecer do mercado, essa merece atenção especial. O Operador de Máquinas também pode estar com os seus dias contados no mercado de trabalho. Softwares cada vez mais modernos já são capazes de operar máquinas de todos os tipos, com chances mínimas de falhas.
10) Profissões que devem desaparecer do mercado: Estoquista
Até o final dos anos 1990, essa profissão era uma das mais disputadas. Mas com o avanço da tecnologia, o Estoquista também está dando lugar aos programas de computador, que podem fazer um controle de estoque com mais eficiência e, sobretudo, rapidez.
11) Headhunter
Essa profissão já foi bem remunerada e bastante requisitada pelas empresas, tempos atrás. O Headhunter é o profissional responsável por procurar talentos no mercado com o perfil compatível com as vagas ofertadas pelas organizações. Hoje em dia, os softwares já fazem isso com uma maior rapidez, eficiência e autonomia.
12) Digitador
Mais uma das profissões que devem desaparecer do mercado. O Digitador também teve a sua fase de ouro no mercado de trabalho, mais precisamente na metade dos anos 1990, quando os computadores substituíram as máquinas de datilografar. Mas os avanços tecnológicos estão fazendo esse cargo sumir por completo.
13) Vigilante
As máquinas também podem fazer a função de Vigilante desaparecer daqui a alguns anos. Modernos softwares já fazem a vigilância remota de empresas, estabelecimentos comerciais e residências. Ao menor sinal de perigo, um sinal é enviado para a empresa responsável, para que sejam tomadas as devidas providências.
14) Bibliotecário
Quando se fala em profissões que devem desaparecer do mercado, a de Bibliotecário também entra em nossa lista. Atualmente, softwares que controlam a entrada e saída de livros em bibliotecas, dentre outras atividades, já podem realizar o trabalho desse profissional. Por isso, essa função também pode estar com os dias contados.
15) Auditor
Finalmente, a última das profissões que devem desaparecer do mercado nos próximos anos. Você sabia que existem programas de computador que conseguem fazer uma auditoria completa e eficiente nas finanças ou nos documentos fiscais de uma empresa? É verdade. E isso se traduz em menos vagas de trabalho para Auditor, no futuro.