Quando o assunto é profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra, precisamos fazer uma minuciosa análise do mercado de trabalho. De um lado, temos algumas áreas que estão completamente saturadas, o que eleva a taxa de desemprego. Do outro, podemos nos deparar com uma imensa escassez de profissionais em determinados setores da economia, muitas vezes, por falta de uma qualificação adequada. Se você sempre sonhou em investir em uma carreira promissora, não deixe de ler essa matéria até o fim.
Selecionamos 10 profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra em todo o Brasil. Essa pode ser uma chance de ouro de escolher uma carreira na qual tenha mais afinidade e ter um salário atrativo todos os meses. Afinal de contas, atuar em uma função que promete ter uma grande demanda no futuro é sempre uma opção inteligente, não é verdade?
Profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra
1. Analista Financeiro
Você se identifica com a área de Finanças, tem familiaridade com cálculos complexos e adora o ramo de Ciências Exatas? Se tornar um Analista Financeiro pode ser uma ótima opção. Esse profissional é o responsável pela gestão da saúde financeira de uma organização, que engloba o fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, além do controle de gastos. Tem muita empresa por aí contratando bons talentos.
2. Engenheiro Agrônomo Digital
Outra das profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra. A área do Agronegócio é extremamente promissora. O Engenheiro Agrônomo Digital precisa ter o domínio das tecnologias digitais que envolvem esse ramo. Quem tem afinidade com tudo aquilo que permeia a agricultura, manja de topografia e dos processos operacionais que englobam a produção agrícola, pode se dar muito bem nessa área, do ponto de vista financeiro.
3. Desenvolvedor de Softwares
Pensou em profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra? O Desenvolvedor de Softwares é o responsável por projetar e criar softwares, programas computacionais, plataformas de comunicação, aplicativos e sistemas operacionais para organizações dos mais variados segmentos de mercado. Se você gosta da área de Programação, tem familiaridade com Ciências Exatas e domina as principais ferramentas do ramo, pode se arriscar nessa carreira.
4. Especialista em Segurança da Informação
Essa também é outra das profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra. Este profissional precisa garantir que todas as informações confidenciais de uma empresa estejam 100% seguras em um ambiente armazenado em nuvem e livre das invasões virtuais dos hackers mal-intencionados. Quem tem afinidade com a área da Tecnologia e manja muito de segurança de dados, pode ter uma carreira promissora em uma startup de prestígio.
5. Profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra: Analista de TI
O Analista de TI é aquele profissional que precisa planejar, projetar, configurar e fazer a gestão completa da rede de computadores de um negócio, além de oferecer suporte técnico eficiente para todos os colaboradores. Quem tem afinidade com o ramo da Tecnologia da Informação (TI) e domina as principais ferramentas utilizadas nessa área, pode ter uma carreira rentável.
6. Detetive de Dados
Coleta, interpretação, análise e estruturação de um enorme volume de informações que trafegam na internet. Essas são as principais tarefas do Detetive de Dados. Elas devem ser utilizadas para fomentar o crescimento escalável de uma empresa em seu mercado de atuação, alavancando as vendas e proporcionando mais visibilidade online. Se você gosta da área da Tecnologia e se identifica com Inteligência Artificial, essa profissão é perfeita.
7. Gestor de E-commerce
Quando se fala em profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra, essa também é promissora. O Gestor de E-commerce é o responsável pela gestão completa e eficiente do site de uma loja virtual. Esse profissional precisa desenvolver estratégias que permitam aumentar as vendas de produtos ou serviços nos meios digitais. Tem afinidade com essa área e manja de vendas online? Esse cargo é para você.
8. Gestor de Equipes Mistas Humano-Máquina
O desenvolvimento do setor de Automação em várias áreas da nossa economia exige profissionais capacitados e especializados na interação entre humanos e robôs, já que ambos irão atuar juntos dentro das organizações, no futuro. Se você é formado em Psicologia ou se identifica com esse ramo, pode ser um talento disputado pelas empresas.
9. Profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra: Técnico de Saúde à Distância
Você sabia que a Inteligência Artificial também faz parte da área da Saúde? É verdade. Computadores com tecnologia avançada já conseguem realizar diagnósticos de diversas doenças e até mesmo sugerir tratamentos para os pacientes. Se você manja de informática, tem formação em Enfermagem e afinidade com tecnologia de ponta, pode investir nessa carreira e faturar alto.
10. Motorista de Entrega
A última das profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra é essa. Se você tem carteira de habilitação na categoria B, gosta de dirigir, sabe lidar com pessoas com diferentes temperamentos e tem paciência para lidar com os desafios do trânsito, que tal trabalhar como Motorista de Entrega? Por causa do aumento exponencial das compras online em todo o Brasil, a demanda por esse profissional cresceu bastante.