Aprenda a consultar o seu nome e veja se ele está negativado em 2022

Ter o nome negativado significa que você deixou de pagar alguma conta. Nesse caso, seu CPF é enviado para os órgãos de proteção ao crédito.

Deixar de arcar com compromissos financeiros pode fazer com que você fique restrito nos órgãos de proteção ao crédito. Isso significa que o seu nome está negativado e você impedido de realizar algumas ações bancárias, como solicitar empréstimos ou cartões de crédito.

Leia também

Quando a empresa a qual você está devendo vai repassar o seu CPF para esses órgãos, como SPC Brasil e Serasa, obrigatoriamente, você precisa ser notificado. Assim, há um prazo para quitação da dívida antes de as restrições serem impostas. No entanto, é possível que o aviso não chegue até você e seu nome fique “sujo”.

Por exemplo, se mandado por e-mail, pode cair na caixa de Spam e você não ficar sabendo. Mas existem formas de consultar o seu CPF e verificar se seu nome está negativado ou se as contas estão todas em dias. Alguns órgãos até oferecem condições especiais na renegociação dos débitos.

Como saber se meu nome está negativado

Os órgãos de proteção ao crédito permitem que você confira, de graça, se seu CPF está com alguma restrição. Esse procedimento é realizado pela internet e demora apenas alguns minutos. Veja duas formas de consultar seu nome para saber se está negativado:

SPC Brasil

  1. Acesse o site do SPC Brasil;
  2. Clique no link cinza em destaque “portal do consumidor”;
  3. Ao ser redirecionado, informe seu CPF e clique em “Avançar”;
  4. Depois informe sua senha e clique em “Entrar”.

Se você não for cadastrado na plataforma ainda, clique em “Criar acesso”, preencha o formulário e depois faça o login. Na conta você poderá conferir os débitos em aberto, histórico de pagamentos e sua pontuação.

Serasa

  1. Na página do Serasa, clique em “Consultar CPF”;
  2. Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Informe sua senha e faça o login.

Caso você ainda não seja registrado, clique em “Criar uma conta” e siga os passos para se cadastrar. Depois disso, faça o login e confira quais são as suas dívidas. Você ainda pode ativar notificações para saber quando seu CPF for:

  • Usado para compras;
  • Usado para solicitação de empréstimo;
  • Usado para abertura de empresa;
  • Enviado para lista de negativados;
  • Negativado;
  • Sair da lista de negativados.

O órgão também permite que você renegocie os valores que você está devendo e limpe o seu nome.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.