Viver momentos agonizantes é normal na vida de qualquer pessoa, o que difere os ansiosos é que lidar com isso pode ser mais complicado. Felizmente, existem formas de controlar os sintomas da ansiedade e, para te ajudar nisso, convidamos a psicóloga hospitalar Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira.
Segundo a especialista, existem formas diferentes de lidar com a ansiedade, que “variam de acordo com a origem, a intensidade e a frequência dos sintomas”. Quando essa condição provoca sofrimento psíquico e prejuízos concretos no dia a dia, a ansiedade se torna uma psicopatologia e o controle dela pode ser um pouco mais difícil. Ainda assim, ela elenca algumas medidas que você poderá tomar para amenizar esses sintomas.
Veja as dicas para controlar os sintomas da ansiedade
1. Aprenda a controlar sua respiração
Realizar a respiração diafragmática de forma guiada e consciente pode ser uma boa saída para controlar a ansiedade, já que desacelera a frequência respiratória. Foque na inspiração e na respiração, enchendo bem o pulmão de ar para reduzir o ritmo desse mecanismo.
2. Tire um tempo para fazer o que você gosta
Busque atividades que te distraiam e sejam prazerosas, isso irá ajudar a desfocar da crise e dos pensamentos ansiosos.
3. Converse com alguém
Falar com alguém de confiança sobre o que está te afligindo e sobre a sua ansiedade pode ajudar a aliviar a angústia e até contribuir para encontrar saídas e soluções para suas preocupações.
4. Mantenha uma rotina de exercícios físicos
Fazer atividade física regularmente é uma prática importante para lidar com a ansiedade e pode auxiliar na liberação da tensão acumulada e proporcionar maior relaxamento.
5. Pratique o autoconhecimento
Uma boa ferramenta para combater a ansiedade é o autoconhecimento. Ter ciência do que te aflige vai te permitir desenvolver recursos para evitar e/ou lidar com as situações que são gatilhos.
6. Faça acompanhamento psicoterápico
A psicoterapia é extremamente importante para a diminuição, manejo e até mesmo extinção dos sintomas da ansiedade. Em algumas ocasiões, a associação deste acompanhamento com o psiquiátrico pode ser ainda mais efetiva, sendo também necessária e fundamental.
7. Planeje e organize a sua rotina
Se organizar irá te dar um pouco mais de controle sobre as tarefas do dia a dia e, consequentemente, mais tranquilidade para cumpri-las. Estabeleça uma lista diária e cumpra conforme as suas possibilidades, para evitar frustrações.
8. Não exija tanto de si mesmo
Entender suas próprias limitações fará com que você saiba até onde consegue chegar e quais planos cumprir. Procure exigir de si mesmo apenas aquilo que você sabe que consegue, para não sentir ansiedade com metas inalcançáveis.