Afinal, qual é o significado da sigla N/A em formulários? Descubra aqui

A sigla N/A aparece comumente como uma das opções de respostas em questões que formam o formulário. Mas o que ela significa? Descubra neste texto.

O formulário é um documento padronizado e estruturado utilizado pelas organizações, seja ela privada ou estatal, para uma determinada finalidade. O objetivo do formulário é coletar dados e informações acerca dos fluxos de trabalho nas organizações.

Ao adotar o formulário como uma ferramenta para obter esses dados e informações, as organizações têm a oportunidade de conhecer em mais detalhes o trabalho que vem sendo feito pelos colaboradores, quais as principais queixas desses trabalhadores, o que vem dando certo na organização, o que precisa otimizar e como otimizar.

Ao ter conhecimento desses detalhes, a organização pode, por exemplo, reduzir custos operacionais, evitar a contratação desnecessária de colaboradores e melhorar o fluxo de trabalho.

Mas não somente. Os formulários também podem ser adotados pelas organizações para conhecer seus clientes, para descobrir o que os clientes estão achando do produto oferecido, pontos negativos e pontos positivos.

Desse modo, as organizações conseguem melhorar seus produtos para melhor atender seus clientes, bem como oferecer uma melhor experiência ao seu público.

Quais os tipos de formulário?

Existem alguns tipos de formulário que podem ser aplicados nas organizações. Conheça, a seguir, três deles.

  • Formulário contínuo: esse tipo de formulário é feito em papel. Ele é elaborado para ser preenchido por impressoras, em grande escala;
  • Formulário eletrônico: esse tipo de formulário dispensa o uso de papel. Isso porque, ele é elaborado por softwares, permitindo que ele seja respondido em dispositivos eletrônicos, tais como o computador e o celular;
  • Formulário plano: esse tipo de formulário é elaborado em papel, assim como o contínuo. Ele é composto por campos, espaços, linhas e outros recursos que virão a ser preenchidos por pessoas.

Como deve ser elaborado um formulário?

Para atingir os seus objetivos, o formulário deve ser bem elaborado. Para tanto, deve seguir algumas regras de formatação. Veja, a seguir, quais são elas.

  • Logomarca: deve ser posicionada do lado esquerdo, no topo da página;
  • Título: deve ser centralizado ou posicionado à direita. Sempre no topo;
  • Margens: variam de acordo com o tamanho do formulário. Para formulário com tamanho A4, margem de 20 a 25 mm, localizada no topo ou à esquerda. Formulário de tamanho médio pode ter 10 e 15 mm de margem. Já o formulário pequeno pode ter de 5 a 7 mm de margem.
  • Linhas: as linhas externas devem ser de 1 ponto, enquanto as internas 0,5 ponto;
  • Campos: deve ter tamanho adequado às respostas;
  • Fontes: o título do formulário deve ter fonte de 12 a 16 pontos. A fonte dos campos internos deve ser de 8 a 10 pontos;
  • Rodapé: deve ser centralizado ou posicionado à esquerda. A fonte deve ser de 8 pontos;
  • Código de cadastro: importante para diferenciar um formulário do outro. Quando presente em um formulário, deve ter fonte de 5 e 6 pontos, de preferência a Verdana. O código de cadastro deve estar abaixo das informações do formulário (na horizontal) ou deve estar na parte inferior à esquerda ou à direita, com 90º de inclinação (na vertical).

Para além desses detalhes de tipos de formulários e de elaboração, é preciso lembrar que uma certa sigla costuma aparecer como uma opção de resposta das questões que formam o formulário. O que gera bastante dúvidas aos respondentes. Essa sigla é a N/A. Você sabe o que ela significa? Se não, confira, a seguir, o seu significado.

Afinal, qual é o significado da sigla N/A em formulário?

N/A é uma abreviatura dos termos em inglês “not applicable”, “not available” ou “no answer”. Em português, esses termos significam, respectivamente, “não aplicável” ou “não se aplica”, “não disponível” e “sem resposta”.

Portanto, quando presente em formulários, o N/A é assinalado nos casos em que a pessoa que está respondendo o documento achar que a situação presente no questionamento não se aplica a ela ou não é destinada a ela.

Agora que você já sabe o que significa a sigla N/A, não terá mais dúvidas ao ver essa abreviatura em formulários. Ou então, caso você perceba que determinada situação presente no formulário não se aplica a você, basta responder com a sigla N/A.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.