Afinal de contas, como os camaleões mudam de cor? Descubra aqui

Os camaleões têm a fascinante habilidade de mudar de cor, assumindo padrões marcantes e até mesmo se misturando com o ambiente em que se encontram.

Há muito difundiu-se a ideia de que a principal causa da mudança de cor dos camaleões se dá por eles conseguirem camuflar-se adotando as cores do seu ambiente, com intuito de evitar qualquer perigo que os espreite.

Mas, na realidade, esta é apenas uma das muitas razões pelas quais os camaleões fazem esta peculiar mudança de cor, principalmente devido a fatores psicológicos ou ambientais.

Isso significa que o estado de espírito destes répteis influencia muito o fato de mudarem a cor da sua pele, cada tom implica uma coisa diferente: se estão estressados, chateados, com medo, alertas, relaxados e etc.

Além disso, o clima também influencia bastante as mudanças de cor dos camaleões, adaptando-os em função da temperatura ambiente para se autorregular.

Por que os camaleões mudam de cor?

Como lido acima, esses animais mudam de cor principalmente por dois motivos: resposta à temperatura e mudança de humor. Veja por que isso acontece a seguir.

Resposta à temperatura

A primeira coisa a notar é que os camaleões são animais ectotérmicos. Isso significa que eles não são capazes de gerar, por si mesmos, seu próprio calor interno. Por esta razão, todos os organismos ectotérmicos dependem de fontes externas de calor para atingir uma certa temperatura corporal.

É importante saber que muitos dos traços expressos por um animal ectotérmico mudam substancialmente em função da temperatura corporal do indivíduo. Essas características incluem velocidade de digestão, agilidade de corrida ou natação e cor, entre outras.

Desse modo, devemos ter em mente que cores escuras absorvem a luz e, portanto, o calor, enquanto as cores claras a refletem. Com efeito, os camaleões usam a cor da pele como um termostato para controlar a temperatura que recebem do ambiente.

Mudança de humor

Os camaleões também mudam de cor dependendo do humor. Normalmente, o camaleão escurece suas cores quando está com medo e clareia quando está excitado.

Além disso, há uma diferença entre machos e fêmeas: os machos mudam de cor com mais frequência do que as fêmeas, que tendem a usar sinais mais sutis para se comunicar.

Nesse sentido, a mudança de cor nos camaleões machos pode ajudá-los a atrair uma parceira. Quando exibido em cores brilhantes, envia um sinal de estado saudável para as fêmeas.

Por outro lado, a mudança para tons escuros pode mostrar a outro macho que ele está disposto a lutar. Por esses motivos, um camaleão pode alternar entre vários tons diferentes a cada dia para se adequar à ocasião.

Como os camaleões mudam de cor?

Um estudo com cinco machos adultos, quatro fêmeas adultas e quatro camaleões-pantera juvenis revelou que estes animais possuem duas camadas espessas e sobrepostas de “células iridóforas”, células iridescentes que possuem pigmento e refletem a luz.

Células iridóforas contêm “nanocristais” em diferentes tamanhos, formas e organização que são a chave para as dramáticas mudanças de cor nos camaleões, de acordo com o estudo.

Quando a pele dos camaleões está relaxada, os nanocristais encontrados nas células do iridóforo ficam muito próximos uns dos outros, de modo que as células refletem especificamente ondas curtas, como o azul, conforme explica a pesquisa.

Por outro lado, quando a pele é excitada, a distância entre os nanocristais aumenta e os iridóforos (contendo esses nanocristais) refletem seletivamente comprimentos de onda mais longos, como amarelo, laranja ou vermelho.

Sem dúvida, essas descobertas ajudarão os engenheiros e cientistas a replicar as capacidades de mudança de cor do camaleão em novas tecnologias, como dispositivos de eliminação de reflexos, entre outros.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.