Aerofólio do carro: o que é, como funciona e para que serve

Peça é importante para manter a estabilidade do veículo e vai muito além da estética. Saiba mais sobre seu uso, sua funcionalidade e como ele influencia no desempenho do carro.

O aerofólio do carro é uma peça muito importante e que garante estabilidade nos veículos. Assim, os aerofólios são responsáveis por melhorar a aerodinâmica, deixar os carros mais firmes ao chão, mostrando que são mais úteis e vão muito além da estética.

Ultimamente o aerofólio nos carros vem ganhando fãs que se inspiram no aspecto moderno que a peça dá ao carro e nos supercarros esportivos que chegam a grandes velocidades em poucos instantes. Inclusive, muitas marcas e modelos de veículos possuem opções de aerofólios no mercado.

Isso se dá pela importância na concepção de um novo veículo e nesse sentido, fabricantes estão a investir milhões para fazer com que a aerodinâmica fique cada vez mais eficiente. Entretanto, alterar a configuração do carro pode trazer outras desvantagens ao veículo, que vê o consumo aumentar, exigindo um gasto maior em combustível – o aerofólio requer mais força do motor para o carro se locomover, por exemplo.

Aerofólio do carro: o que é, como funciona e para que serve

O aerofólio do carro é uma peça localizada na carroceria e que possui função aerodinâmica, mantendo o veículo pressionado contra o solo enquanto ele se movimenta. Seu formato de avião garante a estabilidade e geralmente é acionado quando o carro atinge a marca de 80 quilômetros por hora.

Assim, seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: quando o carro atinge 80 km/h o equipamento alcança o auge fazendo com que o vento passe pela peça, forçando-o para baixo e fazendo com que o veículo fique mais próximo do chão, dando mais estabilidade.

O aerofólio também é responsável por garantir uma melhor dirigibilidade ao motorista em retas e curvas. Isso porque o aerofólio reduz a turbulência causada pelo veículo e por isso os carros acabam ganhando mais velocidade, mesmo que os motores não tenham tanta potência.

Em outras palavras, em um carro de corrida, o aerofólio funciona como as asas de um avião, funcionando do modo contrário. Nesse sentido, o aerofólio se assemelha a uma asa virada de cabeça pra baixo. No avião, a asa é responsável por levantar voo e nos carros esta asa funciona canalizando a força do ar no sentido contrário, fazendo a pressão do carro contra o asfalto.

O aerofólio não tem muita utilidade em carros de passeio, visto que estes não atingem uma velocidade muito alta. Nesses casos o aerofólio cumpre apenas uma função estética, dando a parecer que o carro é um modelo esportivo e que possui alguma potência.

Diferença entre aerofólio traseiro e frontal

No aerofólio frontal, o ângulo de inclinação faz o ar que passa por cima da asa refletir para o alto. Essa movimentação do ar acaba provocando uma reação contrária, que acaba por empurrar o carro para baixo, diretamente contra o asfalto.

Já nas peças instaladas na traseira do carro, o efeito é praticamente o mesmo que no frontal, com uma pressão ainda maior. Nesse sentido, de acordo com o tipo de pista, o dispositivo traseiro pode ter mais de uma asa, o que reforça ainda mais a estabilidade do veículo enquanto se desloca no asfalto.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.