Por causa do desemprego alarmante e da crise econômica provocada pela pandemia, milhares de profissionais estão pensando em seguir carreira em outros países. Essa matéria selecionou sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que tem uma alta demanda.
Continue a leitura até o final e escolha aquela área que tiver uma maior afinidade. Dependendo do país escolhido, você pode receber em dólar ou euro, ter um poder de compra muito maior e mais qualidade de vida. Então, confere aí.
Profissões para quem quer trabalhar fora do país
1) Engenheiro de Softwares
Essa é uma das profissões para quem quer trabalhar no exterior mais rentáveis que existem. O Engenheiro de Softwares é o responsável pelo projeto, criação e desenvolvimento de modernos softwares, sistemas, aplicativos e programas para computadores e celulares.
Se você tem familiaridade com essa promissora área, sonha em se formar e trabalhar em outro país como Engenheiro de Softwares, o seu salário pode ser de até US$ 177,5 mil (R$ 830 mil) por ano, nos EUA, por exemplo. Que tal encarar esse desafio?
2) Engenheiro Civil
Outra das profissões para quem quer trabalhar no exterior. O Engenheiro Civil faz o planejamento, projeto, execução e gerenciamento de obras civis residenciais, industriais e comerciais. Por incrível que pareça, alguns países da Europa são carentes desse profissional.
Quem é formado nessa promissora área ou sonha em se graduar nela, pode ganhar um baita salário (em dólar ou euro) trabalhando como Engenheiro Civil. Existem diversas multinacionais do ramo da Engenharia que têm filiais em vários países. Pense nisso.
3) Profissões para quem quer trabalhar no exterior: Médico
Uma das profissões mais prestigiadas e glamorosas que existem. Se você tem afinidade com o ramo da Medicina ou já está cursando a faculdade e domina bem algum idioma, recomendamos cogitar a possibilidade de seguir essa rentável carreira no exterior.
Médico é uma profissão extremamente necessária em todos os lugares do planeta. Se você investir pesado nessa área e tiver um bom planejamento, dá para se mudar de “mala e cuia” para outro país. E o melhor: ganhando em euro ou dólar.
4) Tecnologia da Informação
Essa é outra das profissões para quem quer trabalhar no exterior. A área de Tecnologia da Informação (TI) está em constante crescimento em todo o mundo. Se você tem experiência nesse ramo, domina outro idioma e as habilidades necessárias, que tal se aventurar em trabalhar em outro país?
Os profissionais de TI são os responsáveis pelo bom funcionamento de sistemas de computadores, redes e comunicação que uma empresa necessita. Eles precisam garantir que tais sistemas funcionem com a máxima eficiência, já que as informações sigilosas precisam ser protegidas. Trabalho lá fora não vai faltar.
5) Analista de Marketing
Quando se fala em profissões para quem quer trabalhar no exterior, a área de Marketing é uma das mais versáteis. Praticamente todas as empresas que possuem um site na internet precisam investir em estratégias de Marketing para ganhar mais notoriedade nos meios digitais.
Se você gosta dessa área e pensa em se formar nela, que tal estudar bastante e se arriscar em trabalhar em outro país? O melhor de tudo é que você pode prestar serviço para diversas empresas trabalhando remotamente de casa. A demanda por profissionais capacitados costuma ser bem alta.
6) Profissões para quem quer trabalhar no exterior: Gastronomia
Você ama cozinhar pratos especiais ou iguarias, é criativo, gosta de viajar e não abre mão de aprender sobre outras culturas? Então, a área de Gastronomia é perfeita para você. O mais interessante é que você pode se especializar e ganhar muito dinheiro trabalhando em outros países.
É possível dar aulas de culinária no exterior, trabalhar como chef de cozinha naqueles gigantescos navios transatlânticos ou até em um grande restaurante em alguma cidade turística mundo afora. Quem vê a Gastronomia com uma arte, pode se dar muito bem nesse ramo.
7) Relações Internacionais
Finalmente, a última das profissões para quem quer trabalhar no exterior. O profissional de Relações Internacionais estuda as diferentes maneiras como os países se relacionam, que pode ser de forma diplomática ou não. Ou seja, ele estuda e analisa as relações sociais, políticas e econômicas dos países.
É possível trabalhar em qualquer país, dependendo das suas habilidades na profissão. Se você pretende se formar nessa área, pode trabalhar em uma multinacional, embaixadas, órgãos públicos e até consulados. Dependendo da experiência desse profissional, o salário costuma ser bem alto.