Saber falar mais de uma língua pode possuir benefícios que vão muito além do conhecimento. Para viagens, este bônus é ideal; no mercado de trabalho, porém, a fluência em outro idioma pode ser decisivo no processo de crescimento na carreira.
Em empresas multinacionais, por exemplo, dominar a língua falada pelo país onde a companhia está sediada ou em locais onde são realizados negócios é excelente. Afinal, na carreira, é preciso estar preparado para alcançar sempre o melhor desempenho, e o domínio em linguagens ajuda neste processo.
Mas afinal, qual idioma aprender para poder crescer no mercado de trabalho? Confira abaixo uma lista das línguas mais valorizadas por este mundo e aproveite para conferir qual pode lhe ajudar em sua carreira.
Os 6 idiomas mais valorizados no mercado de trabalho
1. Inglês
Não seria possível começar esta lista com nenhum outro idioma além do inglês. Ele é de longe o mais requisitado no mercado de trabalho, visto que é o mais falado no mundo inteiro. Neste sentido, o ramo profissional não importa: seja nas Exatas, Humanas ou Biológicas, o inglês é essencial.
Esta língua já é um diferencial até mesmo durante a busca por vagas de estágio. Em certas empresas com foco no exterior, essa exigência é ainda maior. Mesmo que o básico já seja ideal, cada vez mais o mercado cobra a fluência de seus profissionais.
2. Espanhol
Logo após o inglês, o espanhol é outra das línguas mais populares no mundo profissional. Nativa de 44 países, esta língua é falada em muitos locais com fronteira com o Mercosul, o bloco econômico em que o Brasil está inserido.
Por tal motivo, muitas indústrias nacionais, como as manufaturadas, possuem certa dependência com estes países, algo que torna importante conhecer o idioma.
3. Francês
O francês já ocupa um cargo importante na economia global há anos. Esta habilidade linguística pertence a mais de 300 milhões de falantes, em mais de 50 países. Além de ser uma das mais ricas em questão de presença cultural, também é considerada universal, por ter raízes em várias indústrias.
Vale lembrar que a própria França não é apenas onde esta língua nasceu, mas também uma das cinco maiores economias industriais do planeta em áreas como a agricultura, engenharia e comércio.
4. Mandarim
Este idioma vem se tornando um dos grandes destaques no currículo de muitos, principalmente quando se fala em trabalhar com comércio exterior. A China é a segunda maior potência econômica no mundo, e o país é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
No topo do ranking de exportação e importação, é provável que as negociações ocorram em inglês. Contudo, a fluência em mandarim pode oferecer um diferencial excelente no processo, algo que pode ajudar na carreira.
5. Alemão
O alemão pode até mesmo ser um dos idiomas mais complexos que existem para se aprender, mas os benefícios que o domínio dele possuem são tentadores. A Alemanha também é uma grande parceira do Brasil, principalmente na tecnologia.
Além disso, a fluência em alemão oferece oportunidades como estudar no exterior, já que a oferta de bolsas para intercambistas brasileiros não é pequena.
6. Japonês
Assim como o alemão, futuros estudantes do idioma também podem considerar o japonês uma língua com alto grau de complexidade. Apesar disso, ela pode ser indispensável para o crescimento profissional. Este país possui boas conexões comerciais com o Brasil, e é uma potência tecnológica.
Por tal motivo, o japonês também integra a lista de idiomas mais requisitados no mercado de trabalho, principalmente na indústria tecnológica. Profissionais de tecnologias da informação, aeroespacial, comunicações, games ou nanotecnologia devem ficar atentos.