Envelhecer é um processo pelo qual todos passam. O corpo humano, inclusive, está preparado para sentir a ação do tempo e, com a pele não é diferente. De modo geral, o envelhecimento do organismo é associado à morte de células que acabam não se renovando como na juventude.
Alguns hábitos do dia a dia acabam sendo fatores cruciais, contribuindo de maneira acentuada para o envelhecimento mais rápido da pele. Uma vez nocivos à saúde, seria interessante seguir uma rotina diferente, para preservar a pele e não passar por um envelhecimento precoce.
Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou 5 hábitos do dia a dia que podem envelhecer sua pele mais rápido. Confira a seguir.
Hábitos que podem envelhecer sua pele mais rápido
Algumas práticas do dia a dia acabam contribuindo para o envelhecimento mais rápido da pele. Confira:
1 – Não lavar o rosto todo os dias
O primeiro hábito do dia a dia que envelhece sua pele mais rápido é a falta de cuidado. Não lavar o rosto todo dia, implica o acúmulo de sujeira em seu rosto. Se usar produtos de maquiagem, caso muito comum, a falta de cuidados pode trazer piores consequências.
Neste caso, dormir de maquiagem e não se preocupar em lavar o rosto antes de dormir pode trazer um envelhecimento muito rápido da pele. Se for um fato recorrente, pode trazer um envelhecimento de anos de forma muito precoce.
2 – Não fazer uso do filtro solar
A pele é uma parte muito sensível do corpo humano e, por estar sempre em contato com os raios solares, ela pode sofrer muitos impactos. Nesse sentido, a falta de filtro solar na rotina diária pode trazer uma pele com aspecto da própria ação do tempo.
Caso opte pelo uso do filtro solar, o recomendado é o com fator FPS 30, próprio para ser usado durante o dia, trazendo proteção para o excesso do sol e prevenindo de doenças mais sérias, como o câncer de pele.
3 – Alimentação ruim
A alimentação é responsável pelo funcionamento do corpo. Nesse sentido, uma boa alimentação é imprescindível caso queira manter uma vida mais saudável e, assim, viver mais.
Assim, alimentos gordurosos e com muito açúcar são os primeiros colocados da lista de alimentos que fazem mal para a pele. Se a dieta for baseada neste consumo, a pele sofrerá mais rápido com o envelhecimento.
Por outro lado, os alimentos indicados pela maioria dos profissionais de saúde incluem aqueles que estimulam a produção de colágeno, como amoras e grãos.
4 – Consumo de cigarro
As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam o ressecamento e envelhecimento precoce da pele. Todavia, o contato com a fumaça do cigarro também ajuda na perda de elasticidade do tecido.
O consumo de cigarro também é responsável pela redução do fluxo sanguíneo da pele, impedindo os tecidos de receberem o oxigênio adequado. Nesse sentido, o envelhecimento da pele se dá por meio de rugas que aparecem pelo rosto.
5 – Uso em excesso de bebidas alcoólicas
O álcool é um dos grandes inimigos da região cutânea. O consumo em excesso desta substância pode potencializar o envelhecimento da pele de forma muito acelerada e quase que definitiva.
Bebidas alcoólicas também são responsáveis por deixar a pele grossa, áspera e desidratada, além de dar todo um ar de cansaço ao semblante (o que influencia direto na pele) da pessoa.