5 duras verdades sobre a vida que não podem ser lidas apressadamente

Se você está prestes a desistir dos seus estudos para as provas do concurso, conheça cinco duras verdades sobre a vida que vão te fazer mudar de ideia.

A vida de qualquer concurseiro é pautada por desafios constantes que precisam ser superados, para que os objetivos sejam alcançados. Mas, às vezes, o destino não é generoso. Por isso, conheça cinco duras verdades sobre a vida que você precisa ter em mente.

continua depois da publicidade

Verdades sobre a vida que vão te fazer refletir

1. Nem sempre os seus objetivos serão alcançados e está tudo bem

Essa é uma das verdades sobre a vida que todo concurseiro precisa ter maturidade para entender. Por mais que você se esforce e se dedique de corpo e alma aos estudos, durante vários meses, nem sempre a sua aprovação se tornará uma realidade. Mas isso não é culpa sua.

Leia também

Seja em nossa vida pessoal ou profissional, nem sempre os objetivos são alcançados. E está tudo bem, concurseiro. Então, pare de ficar se questionando porque isso ou aquilo não aconteceu com você, ou que fulano passou no concurso e você foi reprovado.

Mesmo que você não queira aceitar a realidade de não conseguir alcançar o objetivo de passar em um concurso público, por exemplo, sempre vão existir novas possibilidades. O melhor de tudo é que ninguém está sozinho em uma mesma situação frustrante, entende?

continua depois da publicidade

2. Você pode não passar de primeira no concurso

Outra das verdades sobre a vida que o concurseiro precisa entender. Milhares de candidatos não cogitam a possibilidade de não serem aprovados na primeira tentativa em um disputado certame. O grande problema é que isso acontece com uma grande frequência.

Por mais que você acredite que esteja bem preparado para encarar as provas do concurso, tenha em mente que a sua reprovação pode acontecer. Dessa forma, você não vai ficar tão frustrado se não passar de primeira.

continua depois da publicidade

Lembre-se sempre de que esse “fracasso” momentâneo pode servir de aprendizado para os próximos certames que virão. Toda experiência é válida, por isso, não desanime se você não conseguir passar em um concurso público na primeira tentativa. O mais comum é não conseguir mesmo.

3. Nem sempre é só por mérito, tem sorte e timing em jogo

Essa também é uma das duras verdades sobre a vida que muito concurseiro precisa entender. Lembre-se de que, muitas vezes, por mais que você acredite que tenha o know-how necessário para ser aprovado em um certame, o fator sorte também conta bastante.

Ficar se questionando por que fulano ou cicrano passou no concurso, mesmo tendo estudado menos do que você, não é uma atitude sensata. Às vezes, a sorte estava mais do lado dele do que do seu. Isso pode acontecer, concurseiro. Relaxa.

continua depois da publicidade

Além disso, temos o timing de cada um. Muitas vezes, aquele candidato que provavelmente tinha pouco ou nenhum mérito e acabou passando no concurso, teve uma grande habilidade para tomar certas medidas ou precauções em um momento mais oportuno do que você.

4. Verdades sobre a vida: planejamento não pode ser descartado

Quando o assunto é verdades sobre a vida, essa deveria ser encarada com a máxima seriedade por parte do concurseiro. Para que a sua aprovação em um certame se torne uma realidade, não é recomendado descartar, logo de cara, um bom planejamento.

O ideal é sempre elaborar um cronograma de estudos que seja realista e condizente com a sua rotina diária. Afinal, de nada adianta montar um bom plano de estudos que não tem a mínima possibilidade de ser cumprido, não é? Só vai causar frustração.

Mas não estamos falando que é uma obrigação do concurseiro se planejar metodicamente para estudar para as provas. A questão é que um bom planejamento não deve ser descartado em definitivo. Quem não se planeja nos estudos para o concurso pode ter menos chances de passar.

5. Seus objetivos podem mudar com o passar do tempo

Por fim, a última das verdades sobre a vida. Você é um ser humano com qualidades e limitações, certo? Por isso, nada impede de que os seus objetivos mudem com o passar do tempo. Isso é absolutamente natural, concurseiro. Lembre-se de que quase nada na vida é estático.

Por exemplo, o que era uma opção interessante para a sua carreira profissional tempos atrás, hoje já não é mais e vice-versa. Ou seja, as nossas vontades, interesses, necessidades e objetivos mudam à medida que a nossa maturidade aumenta.

É claro que todo mundo se frustra, erra e fica desanimado vez ou outra. E não tem nada de errado com isso. Afinal de contas, as opiniões mudam e temos o livre arbítrio de escolher o que julgamos ser melhor para nós, não acha?

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade