Durante toda a história da arte, pintores guardaram segredos em suas telas. Essas obras de arte mantêm esses segredos e mistérios até hoje, despertando a curiosidade em apreciadores da arte em geral.
Muitas vezes, as realidades retratadas nessas obras de arte vão além da realidade esperada. Sendo assim, os quadros guardam segredos e mistérios, dando a eles mais do que um único significado, por exemplo.
Pensando nisso, reunimos quatro obras de arte que são fontes inesgotáveis de surpresas a cada olhada na tela. Confira a seguir quais são as obras de arte que têm segredos e mistérios escondidos pelo artista.
4 obras de arte que guardam segredos e mistérios
1 – O Quarto Azul, de Pablo Picasso
Essa obra de arte foi pintada entre 1901 e 1904. Na cena, uma mulher nua toma banho em um quarto cercado por tons azuis. Mas a tela guarda um antigo retrato, escondido pelas camadas de tinta azul usadas pelo pintor.
Todavia, um estudo feito em 2008 encontrou o rosto de um velho barbudo, vestindo terno e usando gravata borboleta. No início de sua carreira, Picasso não tinha muito dinheiro para comprar telas, então uma tela acabou sendo produzida em cima de outra.
Quanto à identidade da pessoa, muitos dizem desconhecer, enquanto outros apostam que a figura que aparece nesta tela é o negociante Ambroise Vollard, que teria encomendado um quadro com Picasso, desistindo logo depois.
2 – Retrato de Mulher, de Edgar Degas
Neste quadro de Degas acontece o mesmo que no exemplo anterior. No começo de sua carreira, o pintor não tinha muito dinheiro e acabava aproveitando suas telas. Em uma delas, Retrato de Mulher, o retrato de uma mulher aparece embaixo das camadas de tinta. Trata-se da modelo Emma Dobigny. A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores australianos, depois de várias pesquisas realizadas em 2016.
3 – Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
Esta é talvez a obra de arte mais comentada da história. O retrato de uma mulher, feito por Leonardo da Vinci guarda um segredo que muitos não devem sequer imaginar. Estudos do pesquisador francês Pascal Cotte apontam a existência de uma outra figura quase escondida na tela.
Segundo Pascal, é possível afirmar que existe uma outra mulher no quadro. Ela está olhando para o lado, diferente da Monalisa, que procura diretamente pelos olhos do espectador. A descoberta foi fruto de muitas pesquisas, baseadas em aplicação de luzes intensas e de frequências diferentes diretamente na obra de arte.
4 – Primavera, de Sandro Botticelli
A pintura foi um pedido do estadista italiano Lorenzo de Medici, e deveria ser um presente de casamento. Todavia, o jardim pintado na obra de arte conta com pelo menos 500 tipos diferentes de plantas e 190 de flores.
Alguns estudos posteriores revelaram que a maioria delas existe, enquanto outras são apenas fruto da imaginação de Botticelli, funcionando como um misto entre realidade e fantasia. A pintura ainda passa uma mensagem de que o casamento se realiza a partir do desejo do noivo de se casar com uma garota nobre e que se parece como uma deusa, como a Vênus no meio da tela.