A humanidade está sempre em busca da felicidade. A cada esforço feito para alcançar um objetivo, para se realizar no campo profissional e no pessoal, para construir boas relações, o ser humano, na verdade, está em busca da felicidade. Isso porque, é comum associar a felicidade a – grandes – realizações, a conquista de bens materiais, a formação de uma família, por exemplo.
Mas será mesmo que são – somente – essas coisas que nos deixam mais felizes? Para algumas pessoas, a resposta será sim, enquanto outras podem responder que não é bem assim. Para a ciência, no entanto, há outras formas – comprovadas – de ser mais feliz.
A seguir, confira a lista com 4 formas comprovadas de ser mais feliz, de acordo com a ciência.
Como ser mais feliz, de acordo com a ciência
1. Seja mais feliz sendo grato
De acordo com a ciência, uma das formas comprovadas de ser mais feliz é ser grato. Estudos afirmam que ser grato no dia a dia traz inúmeros benefícios, tais como o aumento da sensação de bem-estar, ajuda a reduzir os sintomas da depressão e ansiedade, diminui o estresse, aumenta a autoestima, fortalece o sistema imune, melhora qualidade de vida e, claro, proporciona a sensação de felicidade.
A dica da ciência, portanto, é escrever diariamente ao final do dia três ou cinco coisas e acontecimento pelos quais você é grato.
2. Seja mais feliz meditando
Sentar-se ou deitar-se em silêncio, observar os pensamentos e prestar atenção na respiração. Esses atos caracterizam a meditação, prática que segundo a ciência é uma das formas comprovadas de ser mais feliz. Afinal, a prática, quando feita diariamente, reduz o estresse e os sintomas da ansiedade, contribuindo para a vivência de felicidade.
3. Seja mais feliz exercitando seu corpo
Ao exercitarmos o nosso corpo, através da prática de atividade física, podemos estar contribuindo para a nossa felicidade. Estudos científicos comprovam que o exercício físico, quando feito regularmente, é capaz de diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, de liberar dopamina e serotonina, hormônios da felicidade.
A dopamina, por exemplo, ajuda a regular o humor e o estresse. A serotonina, por sua vez, proporciona o sentimento de alegria e também ajuda a regular o humor. Esses e outros benefícios do exercício físico nos deixam mais felizes.
4. Seja mais feliz tendo uma boa noite de sono
Pesquisa realizada por estudiosos da Central Queensland University, na Austrália, analisou a relação entre a duração do sono manipulada experimentalmente e o humor de adolescentes.
Para tanto, 34 adolescentes (20 homens e 14 mulheres) entre 15 e 17 anos viveram no chamado laboratório do sono por 10 dias e 9 noites. Esses adolescentes foram alocados para umas das três “doses” de sono por cinco noites consecutivas para 5, 7,5 ou 10 horas de sono por noite.
Os adolescentes participantes do grupo de 5 horas de sono relataram estar significativamente mais deprimidos, zangados e confusos durante a restrição de sono. O que não aconteceu com os adolescentes dos grupos de 7,5 ou 10 horas.
Os adolescentes que dormiram apenas 5 horas por noite foram significativamente menos felizes e enérgicos durante o sono durante esse tempo e significativamente menos enérgicos durante o sono restrito a 7,5 horas. No entanto, quando os adolescentes tiveram 10 horas de sono, sua felicidade aumentou significativamente.
Com esses resultados, os pesquisadores concluíram que dormir durante tempo suficiente é importante para diminuir a incidência de transtornos de humor em adolescentes. Embora o estudo tenha sido feito somente com adolescentes, ele demonstra o quanto uma boa noite de sono contribui para ser mais feliz.