A busca pela felicidade é um dos propósitos do ser humano, sendo estudada por diversas áreas do conhecimento, mas também uma grande inspiração para os filósofos e artistas no mundo. Neste sentido, existem algumas práticas e comportamentos de pessoas que são mais felizes, que podem aproximar o indivíduo desse sentimento no cotidiano, até nos dias mais difíceis.
Desde manter uma atitude positiva, otimista e trabalhar a gratidão, essas mudanças de pensamento e novos comportamentos trabalham a inteligência emocional. Sendo assim, estimulam o autoconhecimento e a conexão pessoal, fundamentais para entrar em contato com aquilo que causa felicidade genuína.
Quais comportamentos deixam as pessoas mais felizes?
1) Agradeça pelas coisas boas que acontecem contigo
A gratidão estimula a produção de hormônios associados ao bem-estar e à felicidade, porque promove uma sensação de plenitude e dever cumprido no organismo. Desse modo, uma forma de se aproximar da felicidade genuína é demonstrar gratidão e agradecer por tudo aquilo de bom que acontece contigo.
Desde uma refeição preparada por algum familiar até o simples ato de alguém te dar passagem ao elevador, essa prática aumenta os níveis de consciência em relação aos acontecimentos cotidianos. Portanto, busque analisar o que está acontecendo de positivo e agradeça sinceramente por cada uma delas.
2) Pratique exercícios físicos regularmente
Outra prática comprovadamente positiva para o seu organismo são os exercícios físicos e os esportes. De acordo com especialistas, essas práticas liberam endorfina no cérebro, considerado um dos principais hormônios da felicidade. Porém, estudos comprovam que a regularidade estende essa sensação também para os dias em que você não faz exercícios.
Desse modo, os esportes e os exercícios físicos geram um humor estável e equilibrado a longo prazo, trazendo ainda benefícios para a saúde mental. Sendo assim, alguns minutos de caminhada ou até mesmo treinos mais intensos aproximam o indivíduo de uma sensação verdadeira de felicidade.
3) Esteja em contato com a natureza
Estar ao ar livre promove uma importante sensação de bem-estar e saúde, principalmente quando nos afastamos um pouco da rotina familiar ou profissional. Neste sentido, é interessante investir num tempo exposto ao sol e à natureza, sendo vinte minutos o suficiente para obter bons resultados.
Uma pesquisa recente comprovou que a presença de árvores em áreas urbanas com residências está associada a um uso menor de medicamentos antidepressivos, o que associa os espaços verdes a uma saúde mental positiva. Portanto, essa interação é fundamental na busca pela felicidade e pelo equilíbrio.
4) Cultive bons relacionamentos
Uma das principais fontes da felicidade são as pessoas com as quais nos relacionamos, desde amigos e familiares até colegas no ambiente de trabalho e parceiros amorosos. Neste sentido, é importante entrar em contato com esses indivíduos, mas também sair para se divertir ou simplesmente curtir um tempo juntos.
Através da comunicação e do contato humano, conseguimos praticar a empatia, obter um senso de realização, ajudar o próximo com conselhos ou simplesmente doando nosso tempo e encontrar felicidade nesse processo. Assim, estimulamos esse sentimento em nós, mas também ajudamos os outros na busca pessoal, com benefícios a longo prazo.