3 atitudes indispensáveis para quem quer ser mais inteligente e focado

Se você quer ser um concurseiro mais inteligente e focado, conheça três sábias atitudes que podem deixar isso mais perto da realidade.

Milhares de pessoas ainda insistem em acreditar que a inteligência tem origem genética e é algo imutável. Entretanto, é possível ser considerada uma pessoa inteligente simplesmente praticando algumas ações bastante corriqueiras.

Continue a leitura que vamos te mostrar três atitudes que podem ter deixar ainda mais inteligente e focado no dia a dia. O resultado pode ser aquela tão sonhada aprovação no concurso público. Que tal?

1) Se inspire em pessoas que você admira

A inspiração pode servir como uma fonte inesgotável de energia para quem quer ser mais inteligente e focado. Certamente, existe uma ou mais pessoas no mundo nas quais você admira e queria ter o sucesso semelhante, certo?

Dessa forma, mantenha toda a sua inspiração nos talentos das pessoas que fizeram uma notória diferença em sua área de atuação. O fato de inspirar-se em alguém e, sobretudo, estar certo da sua opinião, pode ser algo extremamente revigorante, principalmente no que diz respeito à nossa carreira profissional.

A inspiração nos leva a pedir conselhos sem amarras, a ouvir críticas (construtivas, às vezes) sem precisar ficar sempre na defensiva e irmos atrás das oportunidades sem aquela insegurança de estarmos sendo insistentes.

Ter um mentor no qual você considera como a sua fonte de inspiração diária é de extrema importância, já que é possível se basear em todas as atitudes que o levaram ao sucesso e ao reconhecimento (e fazer o mesmo). Por isso, jamais deixe de se espelhar em alguém que seja referência em algum segmento.

Pode até não parecer, mas o poder que a inspiração tem para a nossa inteligência pode ser algo surreal.

2) Anote tudo o que achar interessante

Uma outra atitude sensata para quem deseja ser mais inteligente e focado é fazer anotações frequentes. Mas não estamos falando em sair anotando tudo por aí desvairadamente. A questão é anotar aquilo que achar interessante e que possa agregar valor em sua vida ou em sua bagagem de conhecimentos.

Às vezes, muita coisa que pode ser útil em sua rotina de concurseiro, acaba passando despercebida. Mas por que anotar? A resposta é simples. Quando fazemos isso, o nosso cérebro consegue se lembrar com mais facilidade das informações que foram passadas para o papel.

Além disso, você pode analisar se aquilo faz sentido para poder colocar em prática (ou pelo menos tentar). Fazer anotações úteis pode servir com uma espécie de roteiro para o aprendizado constante.

E isso se traduz em um nível maior de inteligência e foco no dia a dia. O simples hábito de anotar tudo aquilo que acharmos interessante, também pode nos manter bem mais focados, já que, quando estamos escrevendo algo que julgamos importante, a nossa mente consegue se manter mais concentrada. Esse exercício é ótimo.

3) Crie listas para demandas do dia a dia

Outra dica sobre como ser mais inteligente e focado. A nossa vida é pautada por uma rotina que pode ser produtiva ou entediante. Tudo depende de você.

Por isso, para que a sua mente não fique parada, já que o cérebro precisa de exercícios constantes, seria interessante que você criasse listas para todas as suas demandas do dia a dia, seja do seu trabalho ou do cronograma de estudos para as provas.

Essa atitude pode dar um melhor direcionamento do que precisa ser feito diariamente e te “obriga” a concluir todas as tarefas pendentes. Quando começamos o dia cientes de tudo que deve ser feito (por meio da lista de demandas), o nosso cérebro se mantém mais ativo e, sobretudo, focado em concluir as atividades.

Imagina chegar para trabalhar ou começar a estudar sem a mínima noção do que precisa ser feito. Você vai perder um tempo precioso e ficar completamente desnorteado, certo?

Dessa forma, não negligencie essa dica. Por mais que pareça algo desnecessário, criar listas para as suas demandas do cotidiano também pode deixar a sua mente muito mais organizada e focada. Ou seja, você vai se concentrar unicamente no que precisa ser feito e, consequentemente, aprender ainda mais.

Vai estudar para um concurso público? Crie uma lista de tarefas diárias e mantenha o foco exclusivamente nelas. Sua inteligência agradece.

Viu como as atitudes para ser mais inteligente e focado são simples e podem fazer uma baita diferença em sua vida, concurseiro? Agora só falta colocar todas elas em prática e aumentar suas chances de passar no certame, para começar uma carreira de sucesso.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.