15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.

A Língua Portuguesa é um idioma vivo, no sentido de que existem constantes transformações em curso por conta da utilização no Brasil e no mundo. Sendo assim, existem palavras parecidas, mas com significados bem diferentes que muitas pessoas confundem na hora de escrever.

Conhecidas como palavras parônimas, são termos que possuem escrita e pronúncia semelhante. Porém, o significado e utilização variam de modo que a frase tenha outro sentido com base na escolha utilizada. Saiba mais a seguir:

Palavras parônimas da Língua Portuguesa

1) Comprimento e cumprimento

A primeira significa tamanho e extensão. Por outro lado, a segunda representa uma saudação, elogio.

2) Tráfego e tráfico

A primeira indica uma movimentação ou grande fluxo de veículo. Enquanto isso, a segunda refere-se um comércio clandestino, como a venda de drogas, por exemplo.

3) Iminente e eminente

Com pronúncia e escrita semelhantes, essas palavras parecidas significam coisas distintas. Em específico, iminente faz referência a algo que está prestes à acontecer, por outro lado, eminente é uma forma de designar algo ou alguém de grande importância.

4) Descrição e discrição

Apesar da dúvida comum, a primeira palavra refere-se a uma caracterização profunda e detalhada a respeito de algo. Em contrapartida, a segunda é uma característica específica de uma pessoa discreta ou reservada.

5) Dirigente e diligente

A pessoa diligente é aquela que é rápida, aplicada, dedicada e focada em suas atividades. Porém, dirigente é quem dirige, comanda e coloca ordem na gestão de alguma equipe ou empresa.

6) Infligir e infringir

Infringir uma norma significa que a pessoa está transgredindo e desobedecendo as regras. Em contrapartida, infligir representa o ato de aplicar uma pena ou causar sofrimento, tanto em si mesmo quanto em outras pessoas.

7) Cavaleiro e cavalheiro

A palavra cavaleiro refere-se a um indivíduo que anda à cavalo, se locomovendo por meio desse animal. A segunda palavra é uma forma de designar um homem gentil, educado, nobre.

8) Retificar e ratificar

A primeira refere-se ao ato de corrigir ou emendar uma nova informação a alguma coisa. Já a segunda é uma outra palavra para o ato de confirmação, reafirmação ou comprovação acerca de um fato.

9) Discriminar e descriminar

A discriminação é um ato de segregação e de marginalização, seja de um indivíduo ou por meio de uma descrição específica para estabelecer diferenças. Por outro lado, a descriminação refere-se à atitude de inocentar, retirando a culpa ou a pena de um crime.

10) Apressar e apreçar

A primeira refere-se ao ato de acelerar e tornar algo ou alguém mais rápido. Contudo, a segunda significa reduzir o preço de algum produto ou serviço.

11) Arrochar e arroxar

Ainda que sejam usadas de outras formas na linguagem oral, a palavra arrochar refere-se ao ato de apertar ou pressionar com força. Porém, arroxar é uma forma de designar o processo de tornar algo roxo.

12) Brocha e broxa

Em primeiro lugar, brocha refere-se à um prego ou tacha, um instrumento de construção e manutenção. Por sua vez, broxa é um pincel grande, apesar das diferenças de utilização na linguagem coloquial e falada.

13) Cauda e calda

A primeira refere-se ao rabo, parte traseira dos animais. A palavra calda designa um líquido doce que pode ser utilizado em receitas ou como cobertura de alimentos.

14) Passo e paço

A palavra passo refere-se ao ato de passar, mas também a etapa e o ato físico de passar com o movimento das pernas. Porém, a palavra paço designa um palácio, local político ou residência política de representantes.

15) Noz e nós

Noz é um fruto proveniente da árvore nogueira, sendo utilizada como alimento, mas também como remédio. Em contrapartida, nós é um pronome pessoal coletivo para designar agrupamentos de pessoas.

Leia também

você pode gostar também

Oscar 2023: lista completa de indicados e onde assistir cada filme

Você sempre foi fã das novidades do mundo do cinema? Então, conheça os filmes indicados ao Oscar 2023 e saiba onde assistir a cada um deles.

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.